Skatista botucatuense fará estágio na Califórnia

Depois de passar dois meses do primeiro semestre se aperfeiçoando em Barcelona, na Espanha, e considerado uma das grandes promessas brasileiras da nova geração do skate, o botucatuense Sérgio André Mendonça Moreira, de 19 anos, vai para um novo estágio na Califórnia, no final do ano. Sua intenção é se profissionalizar e buscar carreira internacional.

Há sete anos praticando esse esporte, que se originou do surf, André Moreira, recebeu como primeira lição não ter medo de cair. “Quedas são inevitáveis até para aqueles que estão no skate há muito tempo. E o bom skatista tem que aprender a cair para não se machucar. Por isso trabalhar o equilíbrio é muito importante”, ensina o esportista, alegando que o uso de equipamentos de proteção (capacete, cotoveleiras e joelheiras) não podem deixar de serem usados.

Destaca que o skate cresceu muito como esporte, ganhou seu espaço e  muitos praticantes vivem, exclusivamente, dele, patrocinados por empresas para que possam participar de campeonatos de nível e aprender sempre e cada vez mais. Em Botucatu são mais de 200 praticantes, fazendo com que várias pistas fossem construídas em diferentes pontos da cidade.

 “Tem muita gente nova em Botucatu conhecendo o skate. As pistas se tornaram um ponto de encontro e muitos garotos estão se destacando, mostrando seu potencial”, coloca Moreira, realçando que andar de skate, antes de tudo, é uma forma de se divertir. “O skate só fica legal quando se sente prazer em estar nele”.

Lembra que  cada praticante deve conhecer seus limites e entender que a evolução varia de pessoa a pessoa e sempre é interessante buscar conselhos com os mais experientes, correndo sempre atrás do aperfeiçoamento. “O skate é um aprendizado constante e gradativo. Sempre é possível aprender e arriscar um pouco mais. O esporte faz parte do meu projeto de vida  e minha intenção é ser reconhecido internacionalmente. É difícil, mas o que não me falta é perseverança e vontade de estar sempre  me aprimorando ”, colocou o atleta que tem patrocínio  da Snoway, Metallum, Mezcla Make, Destroyer e Acesso Skate Shop.