Segundo Tempo recebe capacitação de xadrez

O Programa Segundo Tempo, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes realizou na Sala de Teleconferência, uma capacitação na modalidade de “Xadrez para a Escola”, com a participação de cerca de 40 profissionais, entre professores e estagiários.

Os educadores participaram de um minicurso com o professor João Francisco Moreti (Kiko), que teve como objetivo oferecer alguns recursos metodológicos para o professor que visa ensinar xadrez. Segundo o professor Kiko, “a experiência mostra que ensinar a jogar com todas as peças do jogo pode confundir o aluno no inicio do aprendizado”.

Segundo Mara Ruiz, coordenadora do Segundo Tempo em Botucatu, o xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do aluno/jogador.

“Pedagogicamente, o xadrez aponta melhoras significativas  sobre alguns aspectos tais como: memória, imaginação, concentração e inteligência. Tais assertivas não são inventadas. Elas fundamentam-se em análises das inúmeras experiências feitas com o xadrez aplicado nas escolas e em outros segmentos da sociedade”, conclui.

Ao longo de 2015 o Programa Segundo Tempo realizará outras diversas capacitações aos seus professores e estagiários, visando ampliar seus conhecimentos, suas experiências e garantir um desenvolvimento pedagógico.

 

Sobre o Segundo Tempo

 

O programa Segundo Tempo, desenvolvido em parceria com o Governo Federal através do Ministério do Esporte, tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte para promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

São oferecidas modalidades esportivas coletivas (basquete, handebol, futsal e voleibol), individuais (atletismo, dama e xadrez), além de atividades complementares como oficinas culturais e educativas. O Programa ainda desenvolve atividades com materiais recicláveis, despertando nas crianças a criatividade na confecção de seus próprios brinquedos.

 

Cerca de 1,5 mil crianças atendidas 

 

Em Botucatu, o programa Segundo Tempo já está na sua terceira adesão e conta atualmente com 20 núcleos, atendidos por 20 professores de educação física e 20 monitores de atividades esportivas, que são responsáveis pela elaboração e execução dos planos pedagógicos e atividades junto aos alunos. Atualmente o Programa conta com cerca de 1.500 crianças na faixa etária de 6 a 15 anos, no contra turno escolar.

Para participar do programa, basta a criança ou adolescente procurar um dos núcleos e preencher a ficha de inscrição. Os núcleos são as seguintes unidades escolares: Elda Moscogliato, João Queiroz Marques, Jonas Alves de Araújo, Américo Virgínio dos Santos, Paulo Guimarães, Angelino de Oliveira, José Antonio Sartori, Antenor Serra, Cardoso de Almeida, Francisco Guedelha (CRAS do Parque Imperial), João Maria de Araújo Júnior e Luiz Tácito Virgínio dos Santos.