Sãomanuelense foi o primeiro técnico da Seleção Brasileira

Uma curiosidade interessante vem da Cidade de São Manuel e divulgada nesta quarta-feira (25), sobre um personagem nascido na cidade no dia 14 de outubro de 1891: Rubens de Moraes Salles que começou sua carreira como jogador de futebol no Club Athletico Paulistano e chegou a técnico da Seleção Brasileira.

Depois de passar por equipes infantis, fez a sua estréia na equipe profissional em 1906. Além dos diversos títulos conquistados defendendo o Paulistano, Rubens Salles conseguiu outro feito, foi artilheiro do Campeonato Paulista de 1910 que era, assim como hoje, um dos principais campeonatos de futebol da época, visto que não existiam competições nacionais.

A trajetória de sucesso logo trouxe a Salles, em 1914, a convocação para a primeira Seleção Brasileira. Na ocasião o são-manuelense recebeu a tarja de capitão do time. Naquela época, o comando técnico da equipe era designado ao capitão, sendo assim, Rubens Salles, além de ser o primeiro técnico da história, foi também o primeiro capitão da Seleção Brasileira de Futebol.

Sua especialidade eram os passes em profundidade, com os quais surpreendia seus adversários, esse foi um dos motivos que o levou a Seleção Brasileira que enfrentou o Exeter City da Inglaterra. No mesmo ano conduziu a Seleção a conseguir a sua primeira vitória em uma competição oficial, vencendo a Argentina, em Buenos Aires, com um gol seu, conquistando assim o título da Copa Roca.

Salles deixou a carreira de jogador em 1920 aos 29 anos, e voltou a participar do futebol 10 anos depois como técnico do São Paulo da Floresta, time que em 1935 se tornaria o São Paulo Futebol Clube, um dos maiores clubes do Brasil e do Mundo. Em sua passagem de quatro anos pelo São Paulo, conquistou o Campeonato do Paulista de 1931 e foi vice-campeão em outras quatro oportunidades.

Como jogador, conquistou o Campeonato Paulista nos anos de 1908, 1913, 1916, 1917, 1918 e 1919 e faleceu aos 42 anos. Em sua curta trajetória, este homem foi um grande vitorioso para sua época, saiu de São Manuel, interior paulista, e aos 15 anos começou a escrever seu nome no cenário futebolístico.