Rugby ganha adeptos na Associação Botucatuense

Embora não seja muito divulgado no Brasil, o rugby está presente em mais de 120 países e movimenta milhões de fãs pelo mundo todo, em especial nos países de colonização inglesa. Segundo a Confederação Brasileira de Rugby, a Copa do Mundo da modalidade é o terceiro evento esportivo mais importante do planeta e conta com audiência de 4 bilhões de pessoas.

Apesar do pouco interesse da mídia, o esporte está crescendo também em Botucatu. Um grupo de sócios da Associação Atlética Botucatuense (AAB) pratica o rugby semanalmente. Denominado Rugby Ridge Badgers (Raposa da Serra em tradução livre), o grupo coordenado pelo professor Paulo Eduardo Pinto, da Academia da AAB, começou a treinar em fevereiro de 2012 no campo de futebol society.

Inicialmente, eram poucos interessados. Os treinos eram realizados com uma bola usada doada por um freqüentador da academia. Aos poucos, a participação foi crescendo e ganhando novos adeptos. Desde outubro do ano passado, o que era apenas diversão ganhou um tom mais sério. O grupo adquiriu uniformes e material esportivo oficiais. Os jogadores passaram a treinar utilizando as regras da IRB (Federação Internacional), começaram a estudar táticas e investir no condicionamento físico específico para a modalidade.

Com o crescimento, o professor Paulo já pensa em ampliar o número de treinamentos. Atualmente, o grupo se reúne aos sábados, das 14h ? s 16 horas. “Já estamos pensando em tentar incluir mais um dia de treinamento, organizar amistosos e convidar mais gente para participar”, afirma. Apesar da fama de violento, Paulo garante que o esporte proporciona poucas contusões. “Quando você conhece o jogo e suas peculiaridades, é muito difícil se machucar”, garante.

{n}Rugby{/n}

O rugby é um esporte coletivo (em equipe) praticado com as mãos e com uma bola. É um jogo muito parecido com o Futebol Americano. Uma partida tem duas partes de quarenta minutos. O objetivo é fazer maior número de pontos. Cada time no rugby tem 15 jogadores titulares e 6 reservas. Essa versão é a mais tradicional e é conhecida como “15-a-side”, ou simplesmente “Rugby 15”. De qualquer forma, outras modalidades como o “Rugby 7”, “Tag” e o “Beach Rugby” vêm crescendo rapidamente nos últimos anos.

Principalmente o “Rugby 7”, uma modalidade dinâmica e rápida do esporte com apenas 7 jogadores em cada equipe, vem chamando a atenção de muitos torcedores e atraindo novos praticantes em todo mundo depois de sua volta ? s Olimpíadas – com inauguração prevista aqui no Brasil em 2016.