Projeto de cicloturismo busca parceiros em Botucatu

O Ginásio Municipal de Esportes – “Dr. Mário Covas Júnior” recebeu na última segunda-feira (16) uma oficina sobre o projeto de Cicloturismo. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo e o Pólo Cuesta (Pólo Regional de Desenvolvimento Turístico). Participaram da atividade o secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Antonio Carlos Pereira, membros do Pólo Cuesta, e empresários em geral que desenvolvem atividades relacionadas ao turismo em Botucatu.

Na oportunidade foi apresentado o projeto “Circuito Turístico Cuesta”, que propõe a criação de rotas turísticas temáticas para serem exploradas de bicicleta, trekking e cavalgada. O projeto  visa envolver e interligar por vias urbanas, rurais, estradas vicinais e rodovias os 11 municípios que compõe o Polo Turístico da Cuesta: Anhembi; Areiópolis; Avaré; Bofete; Botucatu; Conchas; Itatinga; Paranapanema; Pardinho; Pratânia e São Manuel.

Segundo Guto Tecchio, representante da empresa Ecocuesta, que ganhou a licitação realizada pelo Pólo Cuesta para a criação do projeto, esta é a primeira oficina urbana realizada que também ocorrerá nos outros dez municípios em parceria com as prefeituras.

“Este projeto já está avançado e em fase de implementação. Trata-se uma ciclovia de 446 km que irá percorrer os onze municípios que fazem parte do Pólo. Ela traz uma rota segmentada e também três rotas temáticas. A viagem será autoguiada por mais de 700 placas de sinalização. Os interessados poderão se orientar por setas indicativas ou GPS. A ideia da oficina é buscar parceiros para entrar nesse projeto e dar apoio aos ciclistas que irão necessitar de estrutura para passar pelas Cidades como lugares em que possam se hospedar e alimentar”, explica.

Na visão do secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Antonio Carlos Pereira, a concretização deste projeto é um grande conquista sonhada por todas as cidades pertencentes ao Pólo Cuesta. “Este projeto irá com certeza contribuir para o desenvolvimento sustentável de toda nossa região”, salienta.

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)