Projeto “Criança na Escola” encerra o ano com futsal e festa

O projeto “Criança na Escola, Criança no Esporte”, desenvolvido pelo Departamento de Futsal da Associação Atlética Botucatuense (AAB) em parceria com a Prefeitura de Botucatu e Empresa Rosa, encerrou suas atividades do ano com a realização de uma festa de confraternização para as crianças atendidas e finais do 1º Campeonato Interno do projeto.

O torneio foi realizado nessa primeira quinzena de dezembro nas quadras da AAB e contou com a participação de 10 equipes. Os treinamentos de cada time foram comandados pelos atletas do Sub-20: Henrique, Douglas, Luigi, Pedro, Chico, que também foram técnicos e árbitros nas partidas.

A grande final reuniu representantes das duas escolas que fazem parte do projeto, o Raimundo Cintra (Vitoriana), com a equipe da “Argentina” e a escola Américo Virgínio do Santos, com o “Milan”, que venceu por 6 a 3. Todos os participantes foram premiados.

“Os garotos se enfrentaram e se integraram em noites bastante competitivas, motivantes e com boa participação de pais e familiares, além dos associados da AAB que gostam do futsal e fizeram questão de prestigiar nossos futuros craques“, comemorou o professor Gildo Fumes, responsável pelo projeto.

Ainda segundo Fumes, todos os jogadores da equipe sub-20 demonstraram uma dedicação e carinho muito grande pelos alunos. “Temos de agradecer a todos pela confiança a nós depositada. Encerramos o ano com sentimento de dever cumprido”, finaliza.

O Projeto

O “Criança na Escola, Criança no Esporte” foi iniciado em setembro deste ano com a participação de cerca de 70 alunos na faixa etária de 7 a 10 anos das escolas Raimundo Cintra e Américo Virgílio dos Santos. As atividades gratuitas visam oferecer oportunidade, integração social, disciplina, interesse e aprendizado pelo esporte e pela recreação

As atividades são coordenadas pelos atletas e comissão técnica da equipe de Futsal “Sub 20” do clube, que disputa as competições oficiais da Federação Paulista de Futsal. O projeto é uma forma de estimular as crianças a buscar novos interesses pela modalidade e pela cidadania. Além da prática esportiva propriamente dita, os beneficiados do “Criança na Escola, Criança no Esporte” também participam de palestras e de atividades sociais e educativas.

Atividades

Durante esse período foram realizadas diversas atividades esportivas, recreativas e sociais dos alunos, por meio de uma interação direta com atletas da equipe sub-20 da AAB. Os trabalhos, comandados pelo professor Fernando Fernandes Júnior (Juninho) e coordenadas pelo professor Gildo Fumes, foram realizados ? s quintas-feiras e ? s sextas-feiras nas dependências do clube.

As crianças aprenderam a fazer aquecimento e tiveram noções de treinamentos de fundamentos, regras e táticas de futsal. Também tiveram contato com o campo de futebol suíço, se divertiram nos parques do clube, fizeram exercícios e brincadeiras na pista de cooper.

Na Semana da Criança, em outubro, foi desenvolvida uma programação especial, com recreação, torneios esportivos e distribuição de frutas, lanches e refrigerantes.

Apoio

Para poder ser realizado com sucesso, a iniciativa contou com apoios fundamentais, em especial da Empresa Rosa, que foi responsável pelo transporte semanal dos alunos de Vitoriana até o clube. “Temos de fazer um agradecimento empresa que sempre foi um parceiro de primeira linha da AAB e fez questão de fazer parte deste projeto”, diz o gerente de Esportes, Carlinhos Duarte. Também tiveram papel fundamental os diretores e professores das escolas envolvidas, em especial o professor Alexandre (Raimundo Cintra) e professora Telma (Américo Virgílio dos Santos).

Duarte ressalta, ainda, que o projeto é uma das contrapartidas do clube com a Prefeitura de Botucatu, que é importante parceira dos esportes competitivos da AAB. “As equipes da Veterana representam a cidade em competições regionais, estaduais e nacionais”, lembra.