Nadadoras de Botucatu estão inscritas no Mundial da Suécia

Duas atletas de Botucatu, que fazem parte da equipe de natação BotuMaster, deverão estar presentes no Campeonato Mundial de Natação Master, que acontece no mês de julho na Suécia: Maria Helena Ruiz (que não quis dizer sua idade, mas deixou escapar que já passou dos 70) e Carla Barbosa Arruda (30). As duas já estão inscritas e estão acertando os últimos detalhes para representar o Brasil nesse campeonato máster que é o mais importante do mundo.

Maria Helena que é especialista no nado borboleta (50m, 100m e 200m) vem desenvolvendo seus treinamentos orientada pelo professor Oscar Fleury da Associação Atlética Botucatuense (AAB), depois de permanecer inativa por quase dois anos, em razão de um problema particular.

“O presidente do clube, o Carlão (Carlos Bonaldo), levantou essa hipótese e colocou o clube ? disposição para tudo que eu precisar. Já conversei com o Fleury (Oscar) e entendemos que estou em condições de ir para o mundial. Eu só me decidi ir depois de perceber que tenho possibilidade de fazer uma boa competição. Por isso, pensei muito para garantir minha participação. Ir só para passear eu não vou”, adianta a experiente nadadora.

Maria Helena é a atleta que mais títulos internacionais trouxe ? natação de Botucatu. Ela já conquistou diversos títulos regionais, estaduais e nacionais, além de recordes sul-americanos, em Mar Del Plata (Argentina), Lima (Peru) e Santiago (Chile). Não bastasse isso, ela tem medalhas de ouro conquistadas nos campeonatos mundiais no Havaí, Munique e Austrália.

{n}Patrocínio{/n}

Já a situação da professora Carla Barbosa Arruda, que é, seguramente, uma das atletas mais completa da história da natação botucatuense e também já conquistou inúmeros títulos regionais, estaduais, nacionais e internacionais, é mais complicada. Ela está dependendo de patrocínio para poder viajar.

“Estamos batalhando patrocínio, coisa que não é fácil em Botucatu. Minha inscrição está feita, mas sozinha seria complicado, financeiramente falando, custear minhas despesas. Por isso estou procurando parceiros que estejam comigo nesse novo desafio na minha vida”, colocou Carla Arruda.
Ela conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Natação, disputado em Botucatu, no último domingo. “A gente não para, mas entendo que está faltando apoio para a natação de Botucatu. Temos muitos atletas em condições de conquistar campeonatos, mas acabam não competindo por falta de apoio, de patrocínio que é fundamental para qualquer atleta”, frisa Carla Arruda.

“Eu estou buscando patrocínio para representar o Brasil na Suécia. Se conseguir irei competir com muita garra e determinação. Porém, se eu não conseguir não sei o que vai ser, pois uma viagem com estadia até a Suécia não fica menos do que R$ 5 mil e não tenho esse dinheiro disponibilizado”, acrescenta a atleta.

Foto: Valéria Cuter