Nadadora da AAB é pré- convocada para os Olímpicos

A nadadora Rafaela Marino, de apenas 13 anos, foi pré-convocada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para participar dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão. O técnico da atleta, Oscar Fleury, recebeu o comunicado de forma oficial na semana passada.

Segundo a CBDA, Rafaela foi selecionada em virtude de sua “brilhante performance técnica no Festival Sudeste de Natação”. A atleta foi considerada uma das 25 melhores do Brasil na sua categoria. Na competição, realizada no final de maio em Guaratinguetá, Rafaela conseguiu pódio em todas as provas que participou. Foi vice-campeã na prova dos 100 metros costas, terceiro lugar nos 200 metros medley e quarto lugar nos 100 metros livre. A competição contou com a participação de 356 atletas de 30 clubes da região Sudeste. 

O objetivo da CBDA é fazer um trabalho planejado e de longo prazo e com os nadadores com potencial para integrar a seleção brasileira de natação em 2020. Esses atletas serão monitorados de perto e pela entidade e poderão receber auxílios, como por exemplo, o programa Bolsa Atleta do Governo Federal.

O feito foi considerado histórico pelo presidente da AAB, Jânio Gonçalves. “É um reconhecimento não só para a Rafaela, mas para todo o Departamento de Natação do clube, que mantém a tradição do esporte em Botucatu apesar de todas as dificuldades. Gostaria de parabenizar todos os professores, técnicos, atletas e familiares. Esse é uma conquista de todos vocês!”, comemorou o presidente.

Nesta terça-feira, dia 5, Rafaela Marino vai receber de forma oficial o diploma de convocação conferido pela CBDA. O clube vai promover um café da manhã com a imprensa a partir das 8h30, no Salão Social 2.