Morre João Havelange, ex-presidente da Fifa

 

habelangeJoão Havelange morreu nesta terça-feira, dia 16. A informação é do jornalista do Grupo Bandeirantes de Comunicação Ricardo Boechat. Havelange estava internado em um hospital do Rio de Janeiro. No final do ano passado, o dirigente tratava de problemas pulmonares.
Havelange esteve no comando da Fifa entre 1974 e 1998. Ele também foi presidente de honra da entidade até 2013, quando seu título foi retirado após denúncias de corrupção.

Ex-atleta e comandante da Fifa

Carioca de ascendência belga, Jean-Marie Faustin Goedefroid de Havelange, ou João Havelange (como ficou mais conhecido), nasceu no dia 8 de maio de 1916. Desde muito cedo dedicou sua vida ao esporte. Foi um histórico dirigente e atleta, tendo praticado natação e polo aquático profissionalmente.

Torcedor do Fluminense, destacou-se no próprio clube de coração como atleta. Começou nas categorias de base de futebol do clube, onde foi campeão carioca juvenil em 1931. Entretanto, não seguiu no futebol e rumou para a natação.

Debaixo da água, Havelange também gravou seu nome na história das Olímpiadas. Representou o Brasil nos Jogos de Berlim, na Alemanha, em 1936. No polo aquático, participou das Olímpiadas de Helsinque, na Finlândia, em 1952. Quatro anos depois teve o privilégio de chefiar a delegação brasileira na Austrália, em Melbourne.