Marcha Lenta realiza treino solidário no “Prefeitura nos Bairros”

Fotos: Divulgação

Os moradores do Jardim Santa Elisa e adjacências, região Oeste de Botucatu, contaram neste final de semana com o programa “Prefeitura nos Bairros”. A ação esteve concentrada ao lado da nova Unidade de Saúde da Família do bairro, que foi entregue oficialmente durante o evento. Foi esta a segunda edição do Prefeitura nos Bairros neste ano. A primeira foi realizada no início de março passado, no Distrito de Vitoriana, no qual reuniu cerca de três mil pessoas.

Dentre os participantes esteve a equipe de atletismo de Botucatu denominada Marcha Lenta que aproveitou o evento para realizar um treino solidário contando com 215 pessoas que puderam se beneficiar com uma corrida ou caminhada proporcionada pelo grupo pelas ruas do bairro totalizando um percurso de 5 km.

Com a inscrição realizada pelo grupo que era confirmada com a entrega de 2 litros de leite, a equipe alcançou, aproximadamente, 500 litros que foram entregues, simbolicamente, pelos coordenadores da equipe o casal Robson e Tânia Nóbrega ao fundo de solidariedade do Município representado pela 1ª dama Raquel Ferronato Cury e o Prefeito João Cury Neto.

“É emocionante ver como as pessoas da cidade de Botucatu não se cansam de ajudar o próximo, por isso é muito recompensador estar em eventos como esse e envolver a equipe nesse propósito” declarou Robson Nóbrega coordenador da equipe marcha Lenta. Os integrantes da equipe após o treino puderam aproveitar a estrutura montada e receber orientação jurídica, aferir pressão arterial, medir a diabetes e o colesterol, aproveitar para cortar o cabelo, entre outras atividades propostas pelo programa.

{n}Programa{/n}

O programa instituído pela secretaria municipal de Descentralização e Participação Comunitária atende a população através da descentralização das secretarias e setores, democratizando o acesso aos serviços prestados pela Prefeitura. “É um importante passo para identificar demandas e acelerar a resolução de problemas”, analisa o prefeito João Cury Neto.

De acordo com o secretário municipal de Descentralização e Participação Comunitária, Paulo Sérgio Alves, o Prefeitura nos Bairros possibilita aos cidadãos conhecerem sobre o funcionamento, trabalhos e funções de cada secretaria. “Ele também agrega outros serviços oferecidos pelo Governo Federal e Estadual, sociedade civil organizada para oferecer outros atendimentos na área da saúde, cidadania e assistência”, completa.

A população poderá desfrutar de serviços de saúde bucal além do diagnóstico precoce de doenças como hipertensão arterial e diabetes, hanseníase, tuberculose, DST/HIV, acidente vascular cerebral (AVC) e conjuntivite. Também foram promovidas atividades educativas, quick massage (massagem rápida), conscientização e captação de doadores de sangue, corte de cabelos, atendimento jurídico, orientação profissional e vocacional, oficinas culturais, atrações musicais, doação de mudas e plantio de árvores, entre outros.