Judô começa luta por medalhas nos Abertos de Mogi

A equipe de judô de Botucatu viaja nesta terça (8), ? s 12h30, rumo a Cidade de Mogi das Cruzes, onde acontece a 75ª edição dos Jogos Abertos do Interior. Os desafios nos tatames começam na quarta-feira (9), com as lutas por equipes. Já as competições individuais da segunda divisão dos Abertos, a qual Botucatu participa, estão marcadas para sexta-feira (11). As competições de judô acontecem no Clube Náutico Mogiano.

O grupo botucatuense deste ano é formado por 17 atletas, a maioria deles proveniente da Academia Mata Sugizaki e Sesi. Segundo o técnico, o sensei Victor Soares Leopoldo, a equipe que vai aos Jogos Abertos deste ano está melhor do que a de 2010, mais completa e integrada.

“Porém tivemos algumas baixas importantes como as dos judocas José Ricardo Bravim, devido a uma lesão no ombro e João Guilherme e Jéssica Sisa Martins, por conta de lesões no cotovelo. Mas, o importante é que outros judocas de qualidade estão os substituindo, o que não quebra a principal característica desta equipe, a união”, diz Leopoldo tem como auxiliar técnico, Nilson Nishida.

A maior esperança de medalha de Botucatu é Thais Nagib, da Mata Sugizaki, que luta na categoria Leve (52 a 57kg). A judoca é experiente em Jogos Abertos. Em 2009, na cidade de São Caetano, trouxe a medalha de bronze, e no ano passado, em sua cidade natal, Santos, conquistou a prata. “Estou muito motivada, principalmente pelos meus últimos resultados no Pan Americano de Judô Master, em setembro passado, quando conquistei duas de ouro no individual e uma de bronze, por equipes”, lembra a atleta, que ainda acumula cinco títulos em Jogos Regionais por Botucatu, além de ser a atual campeã paulista e brasileira master na categoria Leve.

O técnico da equipe lembra que além de Thais Nagib há outros atletas que podem surpreender nos tatames de Mogi das Cruzes. “Temos aqueles que no ano passado ficaram em quarto lugar, como o Pedro Paulo Beyunes Viera e o Ariovaldo da Silva Maciel, que podem avançar neste ano”, prevê.

{n}Atletas que irão aos Jogos

Feminino{/n}

Super Ligeiro: Ana Flávia Amaral
Ligeiro: Ariane Vitoriano Pereira
Meio Leve: Roberta de Moura Santos
Leve: Thais Nagib Moreira
Meio Médio: Alessandra Cardoso
Nague no kata: Roberta de Moura Santos e Julia Corrêa de Moraes

{n}Masculino{/n}

Ligeiro: Moacir D. Augusto
Meio Leve: Luiz Carlos T. Jr.
Leve: Gilberto Ornelas
Meio Médio: Marcelo C. Camargo
Meio Pesado: Rafael Henrique Stringuetta
Pesado: Pedro Beyunes Veira
Absoluto: Ariovaldo da Silva Maciel
Nague no kata: Ariovaldo da Silva Maciel e Mateus Felipe Fumes