Jogos Infantis “Plinio Paganini” são abertos para mais de 1 mil alunos de Botucatu  

abertura-dos-jogos-infantis-plinio-paganini-foto-rogerio-ferreira-secretaria-de-educacao-10Na noite de sexta-feira (16) foi realizada no Ginásio Municipal – “Dr. Mario Covas Junior”, a  abertura da 58ª edição dos Jogos Infantis “Plínio Paganini”. O evento contou com a presença da secretária Municipal de Educação, Edileine Fernandes Henrique; presidente da Câmara, vereador André Rogério Barbosa (Curumim); secretário municipal de Esportes, Prof. Antonio Carlos Pereira; além de pais dos alunos envolvidos na competição e representantes das escolas.

Organizado pela coordenadora de Atividades Esportivas, Mara Ruiz, com a colaboração da supervisora Fernanda Coração e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, a abertura dos Jogos também contou com a participação de Edmundo Anselmo Paganini, filho de Plinio Paganini, que idealizou e conduziu  por muitos anos a então denominada “Olimpíada Infantil Plinio Paganini”.

abertura-dos-jogos-infantis-plinio-paganini-foto-rogerio-ferreira-secretaria-de-educacao-9Este ano a competição bateu recorde de participação, com a inscrição de 1.150 alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 27 escolas municipais e particulares, com idades entre 9 e 11 anos. As modalidades em disputa são as seguintes: futsal, queimada, tênis de mesa e atletismo (masculino e feminino), xadrez, damas e cabo de guerra (misto).

Na abertura, as escolas participantes foram representadas com o desfile de seus atletas e em seguida  o aluno Luã Felipe Rodrigues, da Emef. Américo Virgínio dos Santos fez o  Juramento do Atleta, que traduz a lealdade e o respeito aos competidores e aos regulamentos.

A condução da tocha e ascendimento da pira ficaram a cargo de Alan Matheus Domingues, de 18 anos de idade, aluno da Escola Especial Nair Peres Sartori. Ele participa do projeto de atletismo voltado às pessoas com deficiência no Município e emocionou todo público presente com sua força de vontade na busca da inclusão social.

Para a secretaria de Educação, Edileine Fernandes Henrique (Dila), o esporte e a educação devem sempre caminhar juntos. “Não há meio melhor para incluir o aluno na sociedade se não for através do esporte. É na vida escolar que se aprende valores, como companheirismo e coletividade. Com esses valores que se formam um futuro cidadão”, conclui.

Primeiras disputas

abertura-dos-jogos-infantis-plinio-paganini-foto-rogerio-ferreira-secretaria-de-educacao-2Ao final da cerimônia de abertura foi realizada a primeira partida da competição de futsal, entre as escolas Antenor Serra e Angelino de Oliveira, que terminou empatada em 1 a 1.

Já na manhã do sábado (17), na Escola Prof. José Antonio Sartori, foram realizadas as disputas na modalidade de damas (misto). Na ocasião, a equipe da Escola Joana de Angelis sagrou-se campeã.

As escolas Obra Madre Marina Videmari e Angelino de Oliveiram ficaram com a segunda e terceira colocação, respectivamente. A Emef Prof. José Antonio Sartori conseguiu o quarta colocação e também foi premiada com medalhas.

 

Escolas participantes:

EMEF “Américo Virgínio dos Santos”

EMEF “Angelino de Oliveira”

EMEF “Antenor Serra”

EMEF “Dr. Cardoso de Almeida”

EMEF “Dr. João Maria de Araujo Junior”

EMEF “João Queiroz Marques”

EMEF “Prof. Elda Moscogliato”

EMEF “Prof. Francisco Guedelha”

EMEF “Prof. Jonas Alves”

EMEF “Prof. José Antônio Sartori”

EMEF “Prof. Luiz Tácito Virgínio dos Santos”

EMEF “Prof. Martinho Nogueira”

EMEF “Profª Nair Amaral”

EMEF “Rafael Moura Campos”

EMEF “Paulo Guimarães”

EMEF “Raymundo Cintra”

EMEFEI “Prof. Luiz Carlos Aranha Pacheco”

EMEFEI “Raul Torres”

EMEFI “Hernani Donato”

EMEFI “Leonor Bicudo Vizzenzotto”

Colégio La Salle

Colégio Santa Marcelina

IPE

Joana de Angelis

Liceu Anglo

Novo Anglo

Obra Madre Marina Videmari