Inaugurada academia ao ar livre para deficientes físicos

Com a presença de várias autoridades, o prefeito João Cury Neto inaugurou na manhã desta sexta-feira, 10 a academia ao ar livre especialmente adaptada para pessoas portadoras de deficiência. Representando o Legislativo botucatuense estavam o presidente da Câmara Municipal, vereador André Rogério Barbosa – Curumim (PSDB) e o vereador Carlos Trigo (PT). Os equipamentos estão instalados na Praça Brasil-Japão, na Vila Sônia.

A instalação desta academia em Botucatu foi viabilizada em convênio firmado entre a Prefeitura e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo. A entrega foi promovida pela Assessoria em Políticas de Inclusão Social. Em seu discurso, o prefeito João Cury Neto elogiou a atuação do vereador Carlos Trigo em causar direcionadas às pessoas portadoras de deficiência.  

A academia adaptada trata-se de um circuito com dez aparelhos, com placas autoexplicativas, para uso exclusivo de pessoas que usam cadeiras de rodas. O uso dos equipamentos auxilia nas capacidades físicas, postura, mobilidade e independência nas atividades da vida diária da pessoa com deficiência. Além disso, há benefícios diretos na melhora da autoestima, autonomia e qualidade de vida deste público.

Para o vereador Carlos Trigo, a inauguração foi motivo de muita alegria. “Muito feliz por ter a certeza de que o governo municipal está oferecendo mais uma oportunidade para que os deficientes, nesse caso, físicos, se sintam cada vez mais parte da sociedade em que vivemos. Ações como essa fazem com que nossa luta diária pela causa valha a pena e espero que tenha sido a primeira de diversas outras academias, já que o esporte é um dos mais importantes meios de inclusão que existe”, comentou.