Grupo de capoeira promove graduação de alunos

O Ginásio Municipal de Esportes Dr. Mário Covas Júnior foi palco na tarde do último sábado (16), do batizado e troca de graduação dos alunos de capoeira, projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em parceria com o grupo Brasil Capoeira. Evento contou com a presença do fundador do grupo, Joel Soares, além de outros mestres de capoeira de Itatinga, Lençóis Paulista, Bauru e região.

Foram graduados cerca de 40 alunos, com idade a partir dos 6 anos. As atividades deste grupo são coordenadas pelo professor Maurício Diosti Moço. As aulas acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, no próprio Ginásio Municipal, das 20 ? s 22 horas.
Capoeira.

{n}Capoeira{/n}

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.