Futebol feminino faz “peneira” em busca de novos talentos

Fotos: Valéria Cuter

A direção técnica do futebol feminino da Associação Desportiva Botucatu (ADB), está realizando testes de avaliação com atletas a partir dos 14 anos de idade para compor o plantel da equipe visando as competições previstas para a temporada de 2012. Atualmente, o elenco conta com 20 jogadoras contratadas definidas e o objetivo é ampliar esse número para a casa das 30 jogadoras.

Essa “peneira” que está sendo realizada no campo da Associação Desportiva da Polícia Militar (ADPM) atraiu jogadoras de diferentes cidades paulistas e de outros estados, como Rio Grande do Sul, de onde vieram três atletas em busca de uma vaga para compor o elenco.

A supervisora da equipe Natalia Galhote, salienta que a procura para a realização dos testes foi bastante positiva. “O número (de jogadoras) superou nossas expectativas e acredito que algumas delas serão aproveitadas. Não podemos precisar um número já que serão dois dias de testes. Temos 30 atletas passando por uma avaliação técnica”, disse Natália.

O fisioterapeuta e massagista Diogo Pereira de Souza, observa que como as meninas estão em início de temporada a condição física de muitas não é a ideal. “Isso é um processo natural para uma equipe que está em início de temporada, mas esta avaliação visa, principalmente, a condição técnica de casa atleta. A parte física se adquire e se aprimora quando a equipe voltar aos treinamentos”, disse Diogo Souza.

O técnico da equipe professor Renato Moral demonstrou otimismo nesta primeira fase de testes. ”Dividimos a avaliação em dois dias. Isso porque se uma atleta se mostrar inibida no primeiro dia e não for bem, poderá se recuperar e mostrar seu potencial no teste seguinte. Montamos as equipes e ficamos observando como cada jogadora toca na bola, como se posiciona, se conhece os fundamentos do futebol, entre outras coisas”, enumera Moral.

O técnico revela que a equipe principal da ADB volta aos treinamentos na próxima segunda-feira (9) e espera contar com algumas atletas que estão passando por esta fase de testes. “Temos 20 jogadoras já com contrato assinado e nosso objetivo é fechar o plantel em 30 jogadoras. Estamos negociando a contratação de algumas jogadoras e nossa expectativa é contar, também, com algumas atletas que estão fazendo testes. Isso só irá depender de cada uma. Não vamos citar números para não criarmos expectativas, mas acredito que algumas irão ser aprovadas para iniciar a fase dos treinamentos com o restante da equipe”, ressaltou Moral.

O secretário de Esportes, Marcelo Henrique Marcolin, adianta que a diretoria está empenhada na busca de parceiros para a temporada 2012. “Vamos continuar com alguns patrocinadores do ano passado e buscar novas parcerias. Entendo que a temporada de 2011 foi positiva apesar de alguns contratempos comuns numa equipe de futebol, mas esperamos que as conquistas de 2012 sejam maiores”, previu o secretário.