Frank Brown lidera etapa do Brasileiro de Paraglider

Na somatória de pontos das duas provas da etapa final do Campeonato Brasileiro de Paraglider, realizadas na última segunda e terça-feira (18 e 19), Frank Brown lidera a competição com 1.876 pontos, seguido de Marcelo Prietto com 1.773 e Marcelo Vilela, em terceiro, com 1.623 pontos.

Na última terça-feira (19), os pilotos voaram da rampa “Na Base da Nuvem”, em Botucatu, localizada na Estrada Geraldo Biral, km 5, e pousaram novamente na cidade de Lençóis Paulista. Dos 36 participantes da prova, 30 chegaram ao local. O piloto Sérgio Sampaio foi o primeiro a aterrissar, seguido de Samuel Nascimento e Frank Brown.

Porém alguns pilotos não conseguiram concluir percurso do dia e ficaram pelo meio do caminho. Entre eles, o carioca Wladimir Teixeira. Ele saiu da base junto com os demais competidores, mas teve que fazer um pouso forçado em um pasto no Jardim Monte Mor. A reportagem do {n} Jornal Acontece {/n} flagrou o drama do piloto.

{bimg:12270:alt=interna1:bimg}

“Eu não estava conseguindo ganhar altura, vi esse campo e decidi aterrissar. Hoje não deu pra mim e, infelizmente, não consegui completar o percurso e vai ser difícil conseguir uma boa classificação, pois a cada etapa a gente tem que somar pontos”, lamentou Teixeira, que estava preocupado com o local onde caiu. “Estou longe do centro?”, quis saber. Ao ser informado de que não seria difícil chegar até o hotel onde estava hospedado, tranquilizou-se.

“O campeonato tem um nível muito elevado e estou competindo para ganhar experiência. Tenho apenas três anos de paraglider e tem gente competindo aqui com uma bagagem de mais de 30 anos de janela (experiência) e que já ganharam títulos nacionais e internacionais. Um dia eu chego lá”, previu.

O evento, organizado pela Prefeitura de Botucatu, em parceria com a escola de voo “Na Base da Nuvem”, fecha o ranking brasileiro deste ano. Os melhores colocados formam a equipe que vai representar o Brasil no Mundial de Piedrahita, na Espanha, em 2011.

A competição em Botucatu segue até o próximo sábado (23). Os vôos começam sempre a partir das 10 horas da manhã. Além do campeonato, a população pode assistir demonstrações de vôos duplos, apresentações de asa delta e vôos instrucionais.

Botucatu é o primeiro município do Estado de São Paulo a sediar uma competição como esta. A escolha da cidade se deu graças as suas belezas naturais e por possuir uma excelente rampa para realizar o evento. A primeira etapa do Brasileiro de 2010 foi realizada em Afonso Cláudio, no Espírito Santo.

Fotos: Valéria Cuter