Festival de judô reúne 400 jovens atletas no Sesi

O ginásio do Centro de Atividades (CAT) “Salvador Firace” do Serviço Social da Indústria (Sesi) reuniu um bom público no segundo “Festival Sesi/Mata Sugizaki de Judô. O evento reuniu mais de 400 jovens judocas dentro dos tatames, acompanhados de seus respectivos pais e familiares na torcida.

A maioria dos atletas participantes faz parte dos Sesi Atleta do Futuro e dos projetos sociais da Associação de Judô Mata Sugizaki em parceria com a Prefeitura de Botucatu, objetivando integrar os jovens judocas e avaliar os trabalhos das entidades junto aos seus respectivos projetos. Além disso, para muitos atletas, é a primeira oportunidade de participar de uma competição e ter conhecimento das regras oficiais do judô.

Segundo o professor Victor Leopoldo, os projetos já são tocados há mais de oito anos por toda Botucatu, e estes festivais internos sempre complementaram as atividades realizadas nos bairros e escolas. “Ao todo, temos cerca de 500 alunos, um número expressivo de crianças e jovens que em outras circunstâncias não teriam acesso ao judô. Inclusive, as maiorias dos atletas que hoje defendem a equipe principal de Botucatu começaram no Sesi ou nos projetos sociais, o que tem um peso e valor muito significante para nós”, destaca Leopoldo.

O presidente da AJMS, Mateus Sugizaki, aproveitou a presença dos pais e demais familiares dos alunos para valorizar a parceria da Iniciativa privada e do Poder Público Municipal “Sem a parceria do Sesi e o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes, não conseguiríamos atingir tantas crianças e adolescentes por meio do judô, muitos que talvez nunca pensariam ou teriam a oportunidade de praticar este esporte que estimula a autoconfiança e a disciplina”, reconhece, lembrando que o próximo Festival está marcado para o dia 08 de setembro, novamente no Ginásio do Sesi.