Festival Brasil Ride Botucatu coloca a Cuesta Paulista no mapa do turismo brasileiro

Polo turístico no interior de São Paulo, a região da Cuesta receberá entre 26 e 29 deste mês o maior evento de esporte outdoor do País

São Paulo (SP) – Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel. Essas dez cidades do interior de São Paulo carregam em seu DNA o fato de estarem situadas em um planalto ligeiramente inclinado, constituído por duas superfícies: uma encosta abrupta e outra mais suave. A essa formação geográfica dá-se o nome de Cuesta. E, entre 26 e 29 de maio, a Cuesta Paulista receberá o maior evento de esporte outdoor do País: a quarta edição do Festival Brasil Ride Botucatu.

A abertura do evento será na manhã da quinta-feira (26), com a única prova da América Latina do circuito mundial amador da UCI (União Ciclística Internacional), a Road Brasil Ride. Serão 68,7 km disputados nas estradas da cidade de Pardinho, a partir das 9h. "Para nós é um prazer receber os visitantes, que vêm para a cidade de Pardinho, e podermos mostrar as belezas naturais do município. Desta forma, ficamos conhecidos no Brasil inteiro. Para nós é uma alegria a realização desse grande evento na região", comemora o prefeito de Pardinho, Dito Rocha.

"É um sentimento bem legal participar da abertura do Festival. Nessa oportunidade, pessoas de outras cidades e estados brasileiros visitam nosso município e podemos ter um contato direto com todos. Mostrar como é a cidade, as nossas belezas e porque chama-se Pardinho, que vem do nome do rio Pardo e tem sua nascente aqui", destaca Dito Rocha. "Visitei o posto que sedia a largada da prova de estrada e o hotel de lá, o Rodo Stop, e já está lotado para a semana do evento, com uma grande antecedência. Isso nunca aconteceu antes aqui. O Festival Brasil Ride Botucatu acaba sendo muito importante, tanto para o turismo quanto para a economia local", enaltece o prefeito.

Além da prova de ciclismo de estrada, o Festival Brasil Ride Botucatu contará com uma série de provas, de mountain bike e corrida de montanha, e atividades recreativas, na região da Cuesta e também na área urbana. "A Cuesta é um dos lugares mais bonitos que eu, particularmente, já vi. Se estivéssemos na Europa, seria um cartão postal do País. Nós estamos há praticamente oito anos começando a mostrar para o estado de São Paulo e para o Brasil o que essa região tem de belezas naturais", destaca o secretário de Esportes, Lazer e Turismo de Botucatu, Antonio Carlos Pereira.

Outra atração é a Base da Nuvem, local para a prática do voo livre. "Quando você vai até a Base da Nuvem, onde há voos de parapente e asa delta, percebe que é uma das poucas rampas de voo livre onde, se em um determinado ponto uma rampa está fechada, você anda 50 metros e ali já há outra aberta. Todo o clima e a parte ambiental da Base da Nuvem propicia esses esportes de aventura. É a região que ganha com isso. Diversos empreendimentos já foram feitos após a vinda de eventos como o Festival Brasil Ride Botucatu, como restaurantes e pousadas, por exemplo", acrescenta Pereira.

Mais belezas naturais e atividades – Não são apenas os visuais da Cuesta e da Base da Nuvem que atraem os amantes pela aventura, natureza e o meio ambiente. Em Botucatu os turistas encontram também locais como a Cachoeira no Vale da Indiana, na própria Cuesta, perfeita para revitalizantes banhos, a Cachoeira Véu de Noiva, que possui uma cascata com queda de seis metros, proveniente do rio Pardo e recoberta de mata natural, além de ter uma área de lazer com tobogã aquático, quiosques, churrasqueiras entre outros atrativos. Há também a possibilidade de fazer passeios em jipes 4×4, maneira interessante de conhecer a região, com opções de roteiros curtos ou que durem o dia todo. O Rapel na Usina Indiana e em cachoeiras da região também são atrações para os mais aventureiros.

Outros pontos turísticos de Botucatu – A cidade de Botucatu tem também outras atrações. O Antigo Consulado Português, prédio em estilo neoclássico e riqueza de detalhes arquitetônicos e artísticos, chama a atenção, assim como a Catedral Metropolitana Basílica Menor de Sant'Ana, com detalhes da arquitetura da época em estilo gótico, e o Museu do Café, na Fazenda Lageado, local que mostra aos visitantes um rico acervo com objetos, fotos e equipamentos sobre a história do café na cidade.

Demais atrações do Festival – O Festival Brasil Ride tem ainda na quinta-feira, o início da prova de mountain bike, às 15h, com a primeira das três etapas do Warm Up Brasil Ride, dividido em duas categorias: na primeira, a Pró, os atletas disputam três etapas, com 11,6 km no primeiro dia, 76,6 km no dia seguinte e 107 km no sábado (28). Na segunda disputa, a Sport, os ciclistas encaram o desafio de 71 km, apenas no terceiro dia.

Se o segundo dia do Warm Up Brasil Ride Pró é o destaque da na manhã de sexta-feira (27), à tarde será a vez do ciclo de palestras, a partir das 16h. Rafael Campos, diretor técnico do evento e campeão do Cruce de Los Andes em 2013, o fundador da Brasil Ride, Mario Roma, a ex-atleta e treinadora Adriana Nascimento, bicampeã do Brasil Ride, e os profissionais da Shimano, com dicas de manutenção de bike, falarão dos temas relativos ao Festival e à ultramaratona Brasil Ride.

Atração especial para as crianças será a Corrida Kids Bike, marcada para o sábado, com inscrições gratuitas e limitadas a 100 vagas. O circuito será urbano, em Botucatu, com 1 km de extensão, e o objetivo da iniciativa será de incentivar a prática do esporte desde cedo nos pequenos participantes.

O Festival Brasil Ride Botucatu terminará no domingo (29) com dois eventos. O primeiro será o Passeio Ciclístico, que já tem as 900 inscrições encerradas. Em seguida será a vez da largada da Trail Run Brasil Ride, na Fazenda Indiana. Assim como o Warm Up Brasil Ride, a Trail Run terá também duas categorias, a Sport (6 km) e a Pró (16 km), em que os atletas vão correr por trilhas de terra, percurso com pedras e até atravessarão um riacho de águas cristalinas.

Inscrições – Os interessados em participar da quarta edição do Festival Brasil Ride Botucatu devem acessar o endereço – http://www.romasportsmkt.com.br/ – onde há a programação completa do evento. Cada uma das atividades, sejam as provas de bike ou corrida de montanha, têm um link individual com os dizeres "Clique aqui e inscreva-se!" para que realize-se a inscrição.

 

Programação do Festival:

Dia 26 (quinta-feira)

9h – Largada Road Brasil Ride

15h – Largada Warm Up Brasil Ride Pró – Dia 1

 

Dia 27 (sexta-feira)

10h – Largada Warm Up Brasil Ride Pró – Dia 2

16h – Início do Ciclo de Palestras

 

Dia 28 (sábado)

8h – Largada Warm Up Brasil Ride Pró – Dia 3

10h – Largada Warm Up Brasil Ride Sport

10h – Inscrição Corrida Kids Bike

11h – Largada Corrida Kids Bike

 

Dia 29 (domingo)

8h30 – Início do Passeio Ciclístico

9h – Trail Run Brasil Ride Pró

10h – Trail Run Brasil Ride Sport

 

Mais informações:

Site: www.http://romasportsmkt.com.br/warmup/botucatuMTBXCM/