Equipe máster da AAB estréia com 15 medalhas

A recém formada equipe de natação máster da Associação Atlética Botucatuense (AAB) começou bem sua trajetória no Circuito da União dos Nadadores Masters do Interior (Unami). Competindo com cinco nadadores, o grupo conquistou 15 medalhas na 8ª etapa da competição, realizado em Botucatu.


A iniciativa de montar o grupo foi do atleta Henrique Reis, um dos destaques da modalidade no Brasil e no mundo, segundo a Federação Internacional de Natação (Fina). “Já algum tempo estamos ensaiando montar uma equipe da AAB e aproveitamos o fato da competição ser em Botucatu para iniciarmos esse processo de organização, visando a próxima temporada”, explicou o nadador.

O resultado ficou acima das expectativas. A AAB conquistou medalhas em várias provas e terminou em 15º lugar na classificação geral entre as 32 equipes presentes, ficando à frente de clubes como CCP de Piracicaba, Círculo Militar de Campinas, a ACM de Sorocaba, a ACM de Ribeirão Preto e outros.

Os nadadores André Fernandes e Jéssica Vicentini participaram das provas de 25m costa e livre para iniciantes. André (categoria de 25 anos) ganhou duas medalhas de ouro e uma de bronze no revezamento. Jéssica (categoria 25 anos) faturou uma medalha de ouro e uma de bronze. Daniel Parentes competiu em duas provas na principal categoria de 45 anos. Obteve duas medalhas de ouro com a excelente marca de 35'84 na prova de 50m costas e 31'06 na prova de 50m borboleta.

O destaque da equipe da AAB foi, sem dúvida, a nadadora de 82 anos Maria Helena M. Ruiz. Ela conquistou 3 medalhas de ouro nas provas de 200m nado livre, 200m nado peito e 50m nado costa. Maria Helena tem um histórico internacional de respeito e é precursora da natação master brasileira. É uma das fundadoras da Associação Paulista Master e Natação (APNM), se constituindo em um grande exemplo da dedicação ao esporte para as novas gerações.

Henrique Reis, que durante todas as etapas anteriores do Circuito Unani foi o único representante da AAB, aproveitou o incentivo dos novos colegas de equipe e não decepcionou, ganhando 5 medalhas na categoria de 65 anos. Foram 3 de ouro nas provas 200m nado livre, 200m nado peito e 50m nado peito, mais uma de ouro e outra de prata nas provas de revezamento.

No domingo, Reis seguiu a cidade do Guarujá, onde participou e venceu as provas dos 500 e 1000 metros da 9ª Etapa do Circuito Paulista de Travessias Aquáticas da Federação Aquática Paulista (FAP). Com essas vitórias, ele continua em primeiro lugar no ranking. O atleta venceu as 17 provas que participou nesta competição na temporada.

“Estamos muito felizes em apoiar a natação máster. Tomara que consigamos manter e ampliar essa equipe e quem sabe trazer uma das etapas da Unami para a AAB no ano que vem”, disse o presidente da AAB,  Jânio Gonçalves.