Equipe feminina de Botucatu volta à elite do futebol de São Paulo

“O futebol feminino de Botucatu volta, oficialmente, ao calendário do Campeonato Paulista de 2011”. Foi com essa frase que o deputado federal Chico Sardelli, vice-presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), iniciou seu discurso na visita que fez a Botucatu na manhã desta quarta-feira (16). Ele foi recebido pelo prefeito João Cury Neto e pelo secretário municipal de Esportes, Antonio Carlos Pereira, entre outras autoridades e imprensa em uma reunião que superlotou o Salão Azul da Secretaria Municipal de Educação (antigo Seminário).

O deputado veio, especialmente, para dar a notícia da inclusão da equipe de Botucatu, mantida pela Associação Botucatuense de Desporto (ABD), em parceria com a Associação Atlética Ferroviária (AAF), onde os jogos oficiais serão realizados, entre as equipes que disputarão o Campeonato Paulista de 2011 e Prefeitura Municipal. Essa possibilidade foi discutida no último dia 7, quando o prefeito de Botucatu e o secretário de Esportes, foram recebidos em audiência pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero.

Nesse encontro, o prefeito fez uma explanação geral sobre as mudanças que aconteceram na organização do futebol feminino em Botucatu, inclusive com a conquista de importantes apoios junto à iniciativa privada. E com base na tradição e no histórico vitorioso da cidade, fez o encaminhamento do pedido de vaga para que o time dispute o Paulistão 2011.

“Botucatu é reconhecida no estado e até nacionalmente como uma referência e contamos hoje com um time competitivo. O futebol feminino vem crescendo e ganhando muita visibilidade. E nas cidades de médio porte acaba virando uma atração. Isso ajuda a atrair patrocinadores”, relatou João Cury.
O prefeito salienta que, além do fator social, oferecendo oportunidade para que as meninas freqüentem as escolinhas, também é uma modalidade de alto rendimento, com a possibilidade, inclusive, de oferecer atletas para a seleção brasileira. “Apresentamos o pedido de vaga para disputa do Paulista e contamos com o apoio importante do deputado Chico Sardelli, que nos últimos anos tem ajudado muito a nossa região. Hoje tivemos a confirmação da inclusão de Botucatu na elite do futebol de São Paulo”, comemorou João Cury.

O presidente da Associação Botucatuense de Desportos (ABD/AAF), Leandro Fadel, enfoca que Botucatu conquistou o título dos Jogos Regionais em Lins e o vice-campeonato dos Jogos Abertos do Interior, em Santos. “Os resultados do ano passado comprovam a seriedade do nosso trabalho e a capacidade do grupo que montamos. Nosso objetivo para 2011 era conseguir uma vaga para disputa do Campeonato Paulista e fomos agraciados”, disse Fadel.

O técnico da equipe Marcelo Marcolin adianta que a equipe será reforçada para a disputa do Paulista. “Temos uma boa equipe e estamos conversando com algumas jogadoras e, pelo menos, quatro deverão chegar nos próximos dias. Botucatu tem tradição no futebol feminino e muitas atletas mostram interesse em disputar o Campeonato Paulista. Acredito que poderemos fazer um bom campeonato”, previu Marcolin, lembrando que no próximo domingo a equipe faz um amistoso contra a seleção da Coréia do Norte, no Estádio Acrísio Paes Cruz, da AAF, parceiro do projeto.

Na camisa da equipe ADB/AAF estarão estampados o logotipo dos patrocinadores: Unifac, Unimed, Name/Coc e Prefeitura Municipal. “Quero agradecer a todos que estão acreditando nesse projeto, em especial ao deputado Chico Sardelli que foi fundamental nesse processo e a quem oferecemos o título de “Hóspede Oficial do Município”, assim como o nosso secretário Pereira (Antônio Carlos) pelo relacionamento que tem no meio esportivo. Hoje é um dia muito especial para o esporte botucatuense”, frisou Cury.

Fotos: Valéria Cuter