Equipe feminina de Botucatu é goleada pela Seleção da Coréia

Quem foi este domingo (20) no Estádio Dr. Acrísio Paes Cruz da Associação Atlética Ferroviária (AAF), teve a oportunidade de ver em campo uma das melhores equipes de futebol feminino do mundo, que jogou uma partida amistosa contra Associação Botucatuense de Desporto (ABD).

As coreanas são vice-campeãs mundiais e conta com uma equipe experiente que se prepara para disputar o Campeonato Mundial este ano na Alemanha e realiza uma série de jogos amistosos pelo Brasil. O resultado do jogo não deixa qualquer dúvida quanto a superioridade da seleção asiática: 9 a 0.

Com uma marcação muito eficiente no meio de campo e defesa, aliada aos toques rápidos no ataque as coreanas do técnico Kim Kwan Min envolveram as meninas de Botucatu e foram, gradativamente, construindo o placar, encerrando o primeiro tempo em vantagem de 5 a 0, com gols marcados por Yon (2), Kim, Iun e Song.

Para o segundo tempo o técnico coreano iniciou o jogo com oito substituições e o time manteve o mesmo padrão de jogo e fez mais quatro gols, através de Kim Mijons, Ho, Ri Yong e Kim Yong. O sistema defensivo asiático não permitiu que as meninas de Botucatu chegassem ? área e com isso, nos dois tempos do jogo, a goleira Hong não teve trabalho.
A seleção da Coréia do Norte jogou e venceu com Hong, Li (Kim Mijons), Choe Che, Yang (Ri Yong) e Yo (Riun); Iun (Kim Yong), Ro (Choe), Song (Kim Wa) e Yon; Ho (Kim Ai) e Kim (Kim Song).

O técnico botucatuense Marcelo Marcolim escalou a equipe local com Sara (Maike), Lucéia (Danúbia), Jujuba, Carol e Aline (Élida); Pepe (Jô), Dani (Gilmara), Nina e Ninja (Denise); Tica (Jenifer) e Karina (Jéssica).

“Enfrentamos uma da melhores seleções do mundo em atividade e nossa equipe está em formação com a maioria das jogadoras na faixa dos 17 e 18 anos. Temos jogadoras que chegaram hoje (domingo) a Botucatu. Então, embora o resultado tenha sido elástico, valeu como experiência. Agora vamos intensificar os treinamentos para disputar o Campeonato Paulista, que é nosso principal objetivo deste ano”, disse Marcolim.

No intervalo do primeiro para o segundo tempo o prefeito João Cury e os dirigentes da Coréia do Norte, trocaram placas. “Tivemos o privilégio da Seleção da Coréia do Norte colocar Botucatu no roteiro das cidades brasileiras que fazem a base do treinamento para disputar o Campeonato Mundial”, frisou o prefeito.

Vale lembrar que a equipe feminina de Botucatu volta este ano ? elite do futebol paulista através de um trabalho de João Cury Neto e do secretário municipal de Esportes, através de contatos com o deputado Chico Sardelli, vice-presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). Na camisa da equipe ADB/AAF estarão estampados o logotipo dos patrocinadores: Unifac, Unimed, Name/Coc, Irizar e Prefeitura Municipal.

Fotos: David Devidé