Entidades esportivas receberão recursos na ordem de R$ 651 mil

Representantes de nove entidades esportivas da Cidade estiveram reunidos com o prefeito João Cury Neto e o secretário de Esportes e Lazer, Antônio Carlos Pereira, no auditório Cyro Pires, para a formalização da assinatura dos convênios que repassam recursos financeiros a título de manutenção dos projetos esportivos desenvolvidos pelas mesmas no Município. A parceria é valida de março deste ano a janeiro de 2012 e destinará R$ 651 mil ? s associações desportivas.

Foram beneficiadas as seguintes entidades: Associação Atlética Ferroviária (AAF); Associação Atlética Botucatuense (AAB); Associação Polo Cuesta de Voleibol; Associação Botucatuense de Ciclismo; Associação Botucatuense de Judô; Associação de Judô Mata Sugizaki; Associação Atlética Botucatuense de Atletismo; Associação de Nadadores Master de Botucatu; e Associação do Bem Estar do Menor (Abem).

Edson Victoriano, um dos diretores da Abem presentes na assinatura do convênio, informa que o recurso do Poder Público será vital para manter a estrutura do projeto “Renovar”, que há quase quatro anos estimula a atividade física e, consequentemente, a boa saúde de adultos acima de 45 anos. “Já são 200 pessoas, a maioria idosos carentes que se utilizam da nossa academia e profissionais de Educação Física que os monitoram constantemente. Além disso, temos uma parceria com a Prefeitura na qual disponibilizamos espaço e profissionais para a fisioterapia de atletas locais”, destaca.

Andréia Fernandes Henrique, coordenadora de esportes da AAF, fez questão de elogiar todo o apoio do Poder Público para com as entidades desportivas do Município, que geram oportunidades sociais a muitas crianças e jovens. “Esse dinheiro beneficia aulas de mais de 200 alunos de futsal, outras 40 meninas no balé e quase 80 crianças carentes na natação. Sempre queríamos desenvolver e ampliar esses projetos, mas antigamente não tínhamos essa oportunidade. Como trabalho diretamente com as crianças da natação é incrível ver o brilho nos olhos delas nas aulas e competições. Muitas nunca tinham tido a oportunidade de entrar numa piscina. Realmente é fascinante”, testemunha.

É justamente esse caráter social desenvolvido pelas entidades que mais chama a atenção do secretário Pereira. “Mais do que representar a Cidade em competições na nossa região, Estado ou a nível nacional, essas associações, das quais me orgulho sermos parceiros, trabalham para formar cidadãos de bem e que no futuro serão exemplos como atletas, profissionais e no convívio social”, ressalta.

Antes de assinar os convênios, o prefeito João Cury valorizou o importante papel das entidades e que o Poder Público tem o dever de ajudá-las no que for preciso. “Esse dinheiro que cada associação receberá ainda é pouco, mas é fundamental para que cada uma planeje melhor suas atividades no decorrer do ano”, disse João Cury.

O importante, prossegue o Chefe do Executivo botucatuense, é que hoje estamos beneficiando nove entidades, que trabalham projetos esportivos diferentes, desde o ciclismo até o futebol. “Em 2008, com aproximadamente este valor, o Executivo atendia apenas três projetos. Assim, conseguimos democratizar o acesso da população ao esporte, que como todos sabem tem papel essencial na formação do ser humano”, finalizou.