Empresas se preparam para a 64º edição dos JOIS 2011

A expectativa está sendo muito grande entre os funcionários das empresas que se preparam para disputar a 64ª edição dos Jogos Industriários do SESI (JOIS) 2011, que terá abertura no dia 6 de maio, no seu conjunto poliesportivo. A primeira reunião entre as empresas e direção do SESI acontece nesta quarta-feira (16), para discutir as diretrizes e definição do cronograma dos Jogos.

Na sequencia, outras reuniões já estão agendadas para as quartas-feiras dos dias: 23 de março, 30 de março, 06 de abril, 20 de abril e 27 de abril onde já acontece o CongressoTécnico e sorteio dos grupos. As empresas que desejarem participar deverão entregar as inscrições até o dia 20 de abril e a listagem única no dia 29. A tabela semanal deverá ser entregue aos coordenadores no dia 3 de maio.

Também foi definido que o Cerimonial de Abertura dos JOIS 2011 será no dia 6 de maio, a partir das 19 horas, tendo como tema “Valores do Esporte”. As delegações das empresas darão entrada no ginásio e se perfilarão para receber o Pavilhão Nacional trazido pelos atiradores do Tiro de Guerra (TG). Em seguida será cantado o Hino Nacional Brasileiro e a canção oficial do município “Saudade de Botucatu”.

Após o cerimonial, acontece a disputa das modalidades: cantor, rainha JOIS e dança de salão. Os vencedores serão escolhidos por um Corpo de Jurados composto por pessoas de diferentes segmentos sociais da cidade e que não sejam ligados a nenhuma empresa participante.

Como já aconteceu em anos anteriores, duas modalidades serão disputadas antes do Cerimonial de Abertura dos JOIS: a pesca definida para o dia 10 de abril no pesqueiro da Castelinho e natação prevista para o dia 9 de abril, a partir das 9 horas, no Conjunto Aquático do Sesi, a partir das 9 horas.

No ano passado, na 63ª edição dos JOIS, foram inscritas 20 empresas, para competir em 37 modalidades diferentes. Os Jogos aconteceram no período de 16 de abril a 11 de julho com a participação de, aproximadamente, 2.000 funcionários/atletas.

“Nossa expectativa é que um grande número de empresas faça sua inscrição e participe dos JOIS 2011. Estamos prevendo grandes jogos em todas as modalidades que estarão em disputa. As empresas estão se preparando para mostrar o que tem de melhor no esporte. Por isso, estamos prevendo bons espetáculos esportivos, aqui nas dependências do SESI. As competições estão abertas para os interessados que quiserem acompanhar a performance dos atletas”, comentou o professor José Artêmio Montanha, coordenador de esportes do SESI de Botucatu.

{n}Os jogos{/n}

Os Jogos Desportivos Operários tiveram sua primeira edição no ano de 1947, com jogos realizados no Estádio Municipal do Pacaembu e Cerimoniais de Abertura no Vale do Anhangabaú, região central de São Paulo, tornando-se um tradicional evento comemorado no dia 1º de maio – Dia do Trabalho.

Em 1996 os Jogos Desportivos Operários mudam de nome para Jogos Operários e é criada a “Copa SESI das Indústrias”, competição estadual que reúne os vencedores dos JOIS em cada cidade do estado e o “Meeting SESI de Atletismo e Natação”, competição que reúne atletas – funcionários da indústria do estado de São Paulo e de outros estados do Brasil.

A partir de 1999, os Jogos passam a ser chamados de Jogos Industriário do SESI – JOIS. E hoje, apresentam-se como serviço de grande importância na Divisão de Esporte e Lazer, atendendo a mais de cem mil trabalhadores-atletas e duas mil empresas no Estado.

Segundo o diretor geral em Botucatu, Otávio Augusto Ferraz Ferreira, “o objetivo é o SESI cumprir seu papel de fomentar bem-estar para o trabalhador, já que os Jogos Industriários é um instrumento de transformação pessoal e social, capaz de promover integração e estimular um estilo de vida mais ativo e saudável”.