Derby Preto X Branco atrai dezenas de atletas

Fotos: Luiz Fernando

 

Para perpetuar uma tradição que já dura 40 anos, aconteceu na manhã desta quarta-feira (31),  o já tradicional derby de futebol Preto X Branco, que atraiu dezenas de atletas no campo das Cerejeiras, na Vila São Luiz.  Entre os presentes estiveram pessoas ligadas a diferentes segmentos sociais, entre elas o prefeito João Cury Neto;  o deputado estadual eleito Fernando Cury e secretários do governo municipal.  

Evento coloca frente a frente equipes de categorias diferentes, separadas por faixa etária e formadas por atletas negros e brancos. Segundo José Fernandes, um dos coordenadores do evento, essa ideia surgiu das brincadeiras de dois amigos, Anísio de Arruda Castro, o Tio Chico (o preto) e Flávio Pizzigatti (o branco), que ao longo dos anos, disputavam partidas esporádicas, as quais vieram a se transformar, no evento que acontece atualmente.

“O que antes era um jogo único se transformou em dois e nos dias de hoje, são necessárias três partidas, divididas em categorias distintas, para atender a todos aqueles que querem participar”, explica, lembrando que muitos dos atletas estão participando dessa atividade esportiva desde a sua primeira edição.

O primeiro embate que teve início às 9 horas contou com atletas acima de 50 anos. Na sequência, a disputa foi entre jogadores de 35 a 49 anos. E fechando a programação, jogaram aqueles com até 34 anos.  “Embora as disputas sejam acirradas e ninguém entra em campo para perder, o mais importante é a confraternização. O resultado é o que menos interessa”, colocou Zé Fernandes.