Corrida e caminhada do Bombeiro atrai 500 atletas

Na manhã de domingo (29) aconteceu em Botucatu a quarta edição da “Super 12 – Corrida e Caminhada do Bombeiro”. Como nos anos anteriores, a competição foi dividida em duas categorias: caminhada de seis quilômetros e a corrida de 12 quilômetros. A prova foi uma realização do 12º Grupamento de Bombeiros de Botucatu e Prefeitura Municipal, como apoio da Associação dos Corredores de Botucatu (Acob), Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran) e Secretaria Municipal de Esportes (Semesp).

O evento atraiu 500 atletas que vieram de diferentes cidades do Estado e se tornou, oficialmente, a maior corrida de rua já realizada em Botucatu. Concluíram a prova 260 corredores nos 12 km e 178 nos 6 km, totalizando 438 competidores, sem contar os que não concluíram, caminhantes e aqueles que entraram na prova sem fazer a inscrição e não receberam a medalhas de participação.

A largada aconteceu ? s 8h45 em frente ao prédio do Corpo de Bombeiros, na Avenida José Pedretti Neto. Os atletas seguiram pela Rua General Telles até chegar a Rua Coronel Fonseca, próximo a Industrial, descendo o quarteirão e viraram a direita na Rua Cardoso de Almeida até a Rua Brasília, próxima a entrada da Cohab 1, quando retornaram pela Rua General Telles, seguindo até o Cemitério Portal das Cruzes. Viraram a esquerda, na Rua Joaquim Lyra Brandão, passaram pelo Pronto Socorro e chegaram na Avenida Pedretti Neto até a sede do Corpo de Bombeiros. Para os participantes dos 12 quilômetros foram realizadas duas voltas no percurso.

Dezenas de inscritos optaram pela caminhada de 6 km e se viu muitas famílias com crianças caminhando para completar o percurso. Para a caminhada não houve premiação. Na corrida masculina os cinco primeiros colocados ganharam troféus e uma quantia em dinheiro. No feminino as três melhores colocadas foram premiadas com troféus e também uma quantia em dinheiro.

Na classificação geral masculina dos 6 km o primeiro colocado foi Alexandre Alves Pereira (Ibitinga), seguido de Dorival Peixoto de Almeida (Itatinga) e Valdeci Herrera (Manduri). No feminino venceu Dulcinéia Cristina de Oliveira (Manduri), com Karen Aparecida Galcone (Avaré) em segundo e Débora Pereira (Avaré) em terceiro.

Já na classificação geral masculina dos 12 quilômetros aconteceu uma disputa bastante acirrada entre Fábio Motta Paiva (Brotas) e Marildo José Barduco (Botucatu). Durante todo percurso eles correram juntos e somente nos 100 metros finais o corredor de Brotas conseguiu colocar uma pequena vantagem sobre o botucatuense e cruzou a linha de chegada em primeiro. Completaram o pódio Genival Griffo (Bocaina), Eduardo Lourenço Pereira (Avaré) e Fernando de Oliveira Pirassoli (Duartina).

Nos 12 km feminino a campeã foi Adelita Kelen Antunes Gomes (Botucatu), seguida de Silmara Izidoro Modesto (Botucatu), Edneusa de Jesus Santos Dorta (Jau), Grazielle Correia Oyan (Botucatu) e Rita de Cássia Moreira de Jesus (Botucatu).

Também houve várias premiações para diferentes categorias, de acordo com a faixa etária do competidor, assim como premiação extra para diferentes categorias na área militar onde competiam o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM). Foram entregues, aproximadamente, 50 troféus.

{n}Circuito de Rua{/n}

A Super 12 faz parte da quarta etapa do Circuito de Corridas de Rua de Botucatu. A primeira foi realizada no dia 13 de abril com a Corrida Noturna Botucatu 157 anos, que contou com a participação de mais de 350 pessoas; a segunda, no dia 1º de maio, intitulada Corrida Pedestre do Trabalhador, que reuniu cerca de 300 atletas; e a terceira realizada no dia 24 de junho, a Corrida 8k Trevo/Criativa FM, que reuniu mais de 400 participantes.

No final do ano serão premiados os três primeiros atletas das várias faixas etárias com maior número de pontos no circuito. A próxima prova do Circuito de Corridas de Rua de Botucatu está confirmada para o dia 28 de outubro com a realização da 1ª Corrida e Caminhada Superação.

Fotos: Quico Cuter

{bimg: 33083:alt=interna1:bimg}
{bimg: 33085:alt=interna2:bimg}