Começa a Olimpíada Infantil “Plínio Paganini” 2012

Na noite da última segunda-feira (8), o Ginásio Municipal “Dr. Mario Covas Júnior” foi palco da abertura da 54ª edição da Olimpíada Infantil “Plínio Paganini”. Além dos pais dos alunos envolvidos na competição e representantes das escolas, acompanharam o evento autoridades públicas como o prefeito João Cury Neto; o vice-prefeito Antonio Luiz Caldas Júnior; e os secretários Narcizo Minetto Júnior (Governo), Alessandra Lucchesi de Oliveira (Educação) e Marcelo Marcolin (Esportes).

Também esteve presente no Ginásio Municipal, Caio Paganini Burini, diretor-presidente da Rádio Emissora de Botucatu PRF-8, que enalteceu a parceria do Poder Público e o veículo de comunicação na olimpíada que leva o nome seu tio, prefeito de Botucatu em 1963 (substituindo Emílio Peduti) e de 1973 a 1977, e um dos proprietários da PRF-8. “A rádio completa 73 anos no ar, dia 30 de outubro, e é orgulho para nós incentivar o esporte junto a essa garotada”, disse.

Na oportunidade, alunos das escolas municipais Antenor Serra (Cohab 1) e Nair Amaral (24 de Maio) fizeram apresentações de dança que valorizaram um pouco da história de Botucatu e a importância da atividade física na fase infantil. A aluna da escola Nair Amaral, Rebeca Stanley Zuliani, proferiu o juramento dos atletas enquanto que Jéssica Cristina Correa Arlindo dos Santos, do jiu-jitsu, e Esther Mamedes, do salto em altura, entraram na quadra do Ginásio Municipal conduzindo a tocha até o ascendimento da pira olímpica, um símbolo que marca o inicio de competições esportivas.

A cerimônia de abertura também foi marcada pela emoção, com a homenagem ? família do professor Carlos Alberto Alves de Araújo, falecido em dezembro de 2011. Nos últimos anos, “Carlão”, como era conhecido, coordenou a Educação Física junto ? Rede Municipal de Ensino, atuou em inúmeros projetos sociais ligados ao esporte em Botucatu e organizava a Olimpíada Infantil Plínio Paganini, a qual tinha extremo carinho.

Ao final do evento, o prefeito João Cury Neto fez uso da palavra para declarar oficialmente aberta a competição, a qual teceu elogios. “No início da década de 80 também participei desta mesma olimpíada, ao lado de muitos amigos. Hoje, enxergo nela muito mais que uma oportunidade de revelar atletas de rendimento, mas sim uma oportunidade de se incentivar a educação, a socialização, a formação do caráter da pessoa, utilizando o esporte como forma de afastar nossas crianças de tudo daquilo que não agrega nada ? s nossas vidas como as drogas e a violência. Neste sentido, o Poder Público tem o dever de incentivar projetos como esta Olimpíada Infantil Plínio Paganini”, enaltece.

Sobre a Olimpíada Plínio Paganini

A 54ª edição da Olimpíada Infantil Plínio Paganini deve reunir cerca de 600 alunos de 21 escolas municipais e particulares. Na Olimpíada Infantil Plinio Paganini, categoria A, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, participam alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, com idades entre 7 e 10 anos, nas modalidades de futsal, queimada, atletismo (masculino e feminino) e xadrez e damas (misto).

As disputas começam na terça-feira (9), com jogos de queimada (masculino e feminino) e futsal (feminino) a partir das 19h30, nas quadras das escolas Angelino de Oliveira e Antenor Serra. Os jogos também acontecerão na quadra da escola municipal Prof. Luiz Carlos Aranha Pacheco e do Ginásio Municipal. As competições de atletismo serão realizadas no Estádio João Roberto Pilan (Inca). A Olimpíada Infantil Plínio Paganini segue até o próximo dia 26 de outubro. A tabela completa dos jogos pode ser acessada no site www.educatu.com.br

{n}Escolas participantes:{/n}

EMEF Américo Virgínio dos Santos
EMEF Angelino de Oliveira
EMEF Antenor Serra
EMEF Dr. Cardoso de Almeida
EMEF Dr. João Maria de Araujo Junior
EMEF Prof. Francisco Guedelha
EMEF Prof. Jonas Alves
EMEF Prof. José Antônio Sartori
EMEF Prof. Luiz Tácito Virgínio dos Santos
EMEF Prof. Martinho Nogueira
EMEF Profª Nair Amaral
EMEF Prof. Raymundo Cintra
EMEF Rafael Moura Campos
EMEFEI Prof. Luiz Carlos Aranha Pacheco
EMEFEI Raul Torres
Joana de Angelis
Obra Madre Marina Videmari
CEPRA
Colégio Santa Marcelina
IPE
Liceu Anglo