Circuito de judô atrai grande público ao Sesi

O primeiro Circuito Sesi/Mata Sugizaki de Judô em 2012 manteve a tradição de atrair um excelente público nas dependências do Ginásio de Esportes do Sesi de Botucatu. Estiveram presentes amigos e familiares de quase 200 jovens atletas participantes dos projetos sociais da Mata Sugizaki em parceria com a Prefeitura de Botucatu e Sesi, através do Programa Atleta do Futuro (PAF).

O circuito busca integrar os jovens judocas e avaliar os trabalhos das entidades junto aos seus respectivos projetos. Além disso, para muitos atletas, é a primeira oportunidade de participar de uma competição e ter conhecimento das regras oficiais do judô.

Na oportunidade houve apresentação dos alunos que estão iniciando no judô. Também foi homenageada a atleta Roberta de Moura Santos, que no mês de março, em Goiânia, representou Botucatu na Seletiva Sub-20 da Seleção Brasileira de Judô, e foi a quinta colocada.

O mestre de cerimônias, sensei Victor Leopoldo anunciou um minuto de silêncio em respeito ao falecimento do aluno Vitor Aparecido de Oliveira Camargo, que fazia parte do projeto da Obra Madre Marina Videmari.

Em seu discurso, o presidente da Associação de Judô Mata Sugizaki, Mateus Sugizaki, ressaltou a importância do judô para a formação do cidadão e agradeceu aos parceiros. “O Sesi tem sido parceiro de grande valor, não só no que diz respeito ? realização de eventos, mas também na execução dos projetos dentro e fora do clube. Quero também destacar a importância da Prefeitura Municipal que contribui para que os projetos sociais de Botucatu estejam funcionando plenamente, já há quase 10 anos”, disse.

Enfatizou que o evento é uma competição, mas não é para ver quem é melhor dentro do tatame, mas para que essas crianças e jovens possam mostrar aquilo que eles aprenderam no judô sobre o tatame, com técnicas. Sobretudo e, principalmente, a demonstração da educação e da formação moral que o judô pode contribuir para as crianças.

“Esse é o nosso principal objetivo, auxiliar na formação e na preparação dessas crianças para o dia de amanhã. Serão os jovens e adultos que ocuparão nosso espaço no futuro, e que tenham uma bela preparação. Claro que quem faz esporte quer ganhar medalha, quer conquistar, e isso também é importante. Independente das conquistas, todos podem ser campeões da vida”, completou Sugizaki.

O próximo Circuito Sesi/Mata Sugizaki está marcado previamente para o dia 24 de junho, novamente no Sesi. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e da Associação Unimed Mulher de Botucatu.