Cieeja atinge índice paulista no atletismo paradesportivo

A equipe paradesportiva do Centro de Inclusão para Jovens e Adultos com deficiência (Cieeja) participou no último dia 30 de maio do 14º Circuito de Esportes Adaptados da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), em Lençóis Paulista.

A delegação do Cieeja, coordenada por Fábio Martisson, é composta por 32 atletas, que competem em diferentes modalidades como atletismo, tênis de mesa, bocha adaptada, dama e xadrez.

Na oportunidade, o botucatuense Luiz Roberto Perguer Júnior conquistou a medalha de ouro na prova de salto em altura com a marca de 3,45 metros. A atleta Janaína Cassol, além de garantir o bronze no arremesso de peso, conseguiu ultrapassar a marca da equipe estadual com 6,20 metros e está muito próxima do índice da equipe brasileira da modalidade.

Patrícia Kruppa Villani Ghellardi, coordenadora do Cieeja, conta que outro destaque de Botucatu na competição foi o cadeirante Fernando Augusto Pereira de Lima que conseguiu traduzir, na pista de atletismo, o verdadeiro papel do esporte na inclusão das pessoas com deficiência: a superação de limites.

“Foi muito emocionante o momento em que ele entrou na pista de corrida para competir com atletas andantes e conquistou o primeiro lugar. O esporte é um grande instrumento de inclusão social, ? medida que permite a transformação de fatores limitantes em potencialidades, agora reconhecidos socialmente”, ressalta.