Casa Santa/Unimed de Botucatu é campeã em torneio de Basquete

Atletas do sub 13 conquistaram a vitória em jogos muito disputados. A equipe sub 11 também ficou entre as quatro finalistas do torneio. A Unimed de Botucatu sagrou-se campeã da categoria sub 13 nos Jogos Unimed de Basquete Feminino. A vitória foi conquistada ponto a ponto contra a forte equipe de Jaú, que sediou o quadrangular final, no dia 10 de novembro.

Das 09 equipes que participaram do torneio, classificaram-se as 4 melhor colocadas: Adamantina e Tupã pelo Grupo A e Jaú e Botucatu pelo Grupo B. Na semifinal, a equipe que representa a Unimed de Botucatu venceu Tupã por 22 a 19. O jogo da decisão teve um placar dramático: 22 para Botucatu contra 21 para o time da Casa. As equipes se enfrentaram no Ginásio de Esportes Dr. Flávio de Mello.

{n}Sub 11{/n}

As atletas da equipe sub 11 da Unimed de Botucatu também se classificaram para o quadrangular final, realizado em outubro em Paraguaçu Paulista. A pouca experiência, a viagem de mais de 3 horas e o calor de 40ºC abateram as meninas, que perderam os dois jogos que disputaram. Na semifinal o placar foi Adamantina 24 X 20 Botucatu. Na disputa pelo 3º lugar venceu Tupã por 31 a 24.

Mesmo assim a equipe de Botucatu ficou entre as 4 finalistas de um torneio com 12 times participantes. As atletas das equipes competitivas e do Projeto CTU (leia box) são treinadas pelo técnico Rafael Moro.

{n}Projeto CTU{/n}

De maio a novembro de 2012 a Federação das Unimeds do Centro Oeste Paulista – Unicop – promoveu a primeira edição dos Jogos Unimed de Basquete Feminino. O evento reuniu as equipes do projeto CTU – Centro de Treinamento Unimed, uma iniciativa social, adotada por várias Unimeds da região e que tem como objetivo fomentar novos talentos no basquetebol feminino e ainda oferecer uma atividade para a comunidade carente dos municípios onde é adotado.

Podem participar do Projeto meninas de 07 a 15 anos. É necessário frequentar a escola e ter bom desempenho. Os treinos de basquete acontecem em períodos opostos ao horário escolar, sendo uma forma de tirar as meninas da rua. Além do esporte o projeto também prevê palestras sobre cidadania, saúde e auto estima.

A Unimed de Botucatu mantém o Projeto CTU desde 2005, na cidade de São Manuel (município de sua área de ação). Desde 2011 é parceira da Casa Santa Maria – Instituição de Proteção ? Infância e Juventude, que realiza trabalho social de extrema importância no Bairro Santa Mônica. Atualmente cerca de 80 meninas participam do projeto que tem ainda a Usina Açucareira São Manoel como parceira.

Fonte: Assessoria de imprensa da Unimed