Carla Arruda é reconhecida a melhor nadadora do mundo

A nadadora botucatuense Carla Barbosa Arruda, 36, recebeu nesta final de semana a medalha Top Ten de Natação, como a melhor nadadora do mundo em sua categoria. A iniciativa é da Associação Brasileira Master de Natação (ABMN) que presta homenagem aos atletas que foram escolhidos no Top Ten 10 da Federação Internacional de Natação (Fina), entidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) responsável por administrar competições internacionais nos desportos aquáticos. Sua sede fica em Lausanne, na Suíça, e tem como presidente atual Julio Maglione, do Uruguai.

O Top Ten é um ranking da Fina com as dez melhores atletas do mundo em cada categoria de idade. Mais uma vez Carla Arruda ficou entre as 10 melhores nadadoras masters do mundo. “Com tantos acontecimentos em minha vida, que até me prejudicaram em meus treinamentos, manter os tempos tem sido um grande desafio e essa homenagem vem para mostrar que se temos um sonho não podemos desistir. Vamos treinar mais ainda, que a natação é a minha maior alegria, é a minha vida”, disse a atleta, na ocasião de sua escolha.

Carla Arruda é uma das maiores atletas de todos os tempos de Botucatu, com títulos nacionais e internacionais, tendo batido o recorde sul-americano nas provas de 200 e 400 metros livres. Está à frente da equipe Botumaster há quase dez anos e nesse período foram muitas conquistas e centenas de medalhas conseguidas pelos atletas. Hoje a natação master de Botucatu é considerada uma das melhores equipes do Brasil.

Ela coloca que a natação de Botucatu está se renovando e muitos nadadores das equipes de base têm potencial para se tornarem bons atletas, no futuro. “Entendo que a cidade está no caminho certo, com projetos voltados para formação de atletas. É das categorias de base que virão os grandes atletas. Não existe outro caminho. E para se formar um atleta em nível de competição, não é nada fácil. São necessários anos de dedicação. Sem essa dedicação não se chega a lugar nenhum, não se forma atleta em nenhuma modalidade esportiva”, concluiu a nadadora master.