Capoeirista de Botucatu levou a arte do berimbau e o nome da cidade por vários países

Viagem-pinoquio (9)

O professor de capoeira botucatuense Mestre Pinóquio visitou recentemente alguns países, levando a técnica e o nome de Botucatu por vários cantos do mundo. Pinóquio esteve na África, Turquia, Hungria e Rússia. Ele contou ao Acontece Botucatu que conseguiu atingir o objetivo. “Foi uma experiência que superou minhas expectativas. Fiquei uma semana em Blida na Argélia, duas em Budapest na Hungria, uma semana na Russia em Yaroslavl e a última semana foi em Denizli na Turquia. O tempo passou muito rápido, todos os dias eu dava minhas aulas e fazia a aula do mestre, também dei aula para grupo infantil, danças culturais, fiz apresentações, rodas, fui jurado de campeonato, muito bate papo com os alunos, passeios e o principal que foi a troca de graduação dos alunos do Capoeira Cangaço Cordão de Ouro. Em todos os países os eventos foram um grande sucesso, tenho certeza que eles ficaram com as baterias recarregadas assim como estou”, explanou.

Viagem-pinoquio (16)De volta a Botucatu, o capoeirista está empolgado em transmitir aos alunos tudo que aprendeu no exterior. “Cheguei com muita motivação e novidades para meus alunos, estou ensinando há mais de 10 anos na Academia BIO FIT, há 7 anos na Associação Atlética Botucatuense, tenho uma parceria com o Centro Espirita Irmãos Fraternos, onde oferecemos aulas gratuitas na escola do 24 de Maio. As aulas são aos sábados das 13h às 15h, com caráter social, sem custo algum. Estou iniciando um novo projeto oferecendo a capoeira em um formato alternativo para o público da terceira idade e também um Projeto Sócio Cultural em parceria com a Associação Espirita União da Umbanda. Teremos aula toda quinta feira nos três períodos, manhã, tarde e noite”, disse.

“Não sei ao certo se algo mudou, mas estou abraçando as pessoas que querem me ajudar nesta caminhada e formando parcerias para conseguir atender um número maior de pessoas, para implantar a capoeira gratuita para crianças, jovens, adolescentes e idosos, talvez a mudança esteja sendo feita”, completou.

Viagem-pinoquio (1)No final do ano está programado um curso em Santa Catarina, no Evento de comemoração dos 20 anos de capoeira do Mestre Curiango que foi parceiro de treino e de shows de Pinóquio por muitos anos. “Talvez eu faça outras viagens para o exterior, mas este ano quero fortalecer meu trabalho aqui em Botucatu”.

Pinóquio contou ainda que cada pais tem sua cultura particular, seu jeito de ser, de viver, mesmo assim, todos gostam e participam das todas de capoeira. “Adorei a cultura e o povo de todos os países, me trataram muito bem em todos os lugares que estive, só tenho que agradecer todos que se mobilizaram para que isso acontecesse e principalmente por me escolherem. Quero também agradecer o Jornal Acontece Botucatu por estar divulgando meus passos no mundo da capoeira, os projetos sociais e culturais, a academia e o clube onde ensino, obrigado por transmitirem a informação ao povo botucatuense possibilitando que mais pessoas tomem conhecimento do trabalho que está sendo oferecido podendo também fazer parte do nosso grupo”, finalizou.

Os contatos do capoeirista são:
E-mail: pinoquiocdobtu@hotmail.com
Celular: (14) 99732-3109