Campeonato recebe judocas de várias regiões do Estado

Na manhã deste sábado, o Ginásio Municipal de Esportes de Botucatu “Dr. Mário Covas Júnior”, foi palco de uma grande festa do judô paulista. A cidade recebeu atletas vindos de diferentes cidades do interior de São Paulo para o Campeonato Paulista de Judô Sub-17.

O evento esportivo aconteceu através de uma parceria firmada entre a Federação Paulista de Judô (FPJ) e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e faz parte da programação do Festival Botucatuense de Cultura Japonesa “Tomodati”.

Também marcaram presença no campeonato as duas maiores potências do judô botucatuense, com seus respectivos atletas e diretores: Academia Mata Sugizaki (AJMJ), com o professor Mário Sugizaki e a Academia Botucatuense de Judô (ABJ), do professor Argeu Maurício de Oliveira. A competição se prolongou durante todo o dia.

O cerimonial de abertura teve início ? s 9 horas com a presença do Cônsul Geral do Japão, Kazuaki Obe (foto). Durante a solenidade, o sensei Suhei Okano, ex-treinador da Seleção Brasileira de Judô, recebeu a graduação máxima do judô, a nona, tornando-se um dos cinco brasileiros a conquistar esse título.

Antes das lutas se iniciarem, também foram homenageados os professores Mateus Sugizaki e Akira Noguchi, da Associação de Judô Mata Sugizaki (AJMS), que contribuíram pela disseminação do judô em Botucatu e região, além de Massao Sakamoto, que levou a modalidade ? São Manuel e o prefeito João Cury Neto como o representante da cidade promotora do evento.

“Sediar o Paulista mostra a tradição do judô de Botucatu que é reconhecido pelas conquistas que vem acontecendo ao longo desses anos. Esse é um campeonato que reúne os melhores atletas de São Paulo e do País”, comentou Mário Sugizaki.

“Muitas cidade estavam pleiteando sediar esse campeonato, mas ele veio para Botucatu, que tem bom relacionamento com a Federação Paulista e Brasileira. Quem ganha com isso é o judô da cidade e os atletas juvenis que adquirem mais experiência”, acrescentou Argeu Maurício de Oliveira.

O prefeito João Cury Neto que fez parte da mesa de autoridades e recepcionou o cônsul japonês, previu que muitos atletas que estão competindo no Paulista serão os mesmos atletas que num futuro próximo, poderão representar o Brasil em competições internacionais.

“É uma satisfação para toda nossa cidade receber o cônsul japonês em um evento de tamanha expressão para o judô juvenil paulista. É muito bom ver a cidade assistir o desempenho desses atletas que, sem dúvida, fazem parte da nova geração do judô nacional”, frisou Cury.

Foto: Fernando Ribeiro