Campeão de mountain bike busca novos valores para o esporte

Seis vezes campeão brasileiro e nove vezes campeão paulista, estando entre os dez melhores atletas veteranos do País de mountain bike. Este é o currículo do ciclista Valdemar “Aplausos” Pedro, que encabeça um projeto para atrair crianças e adolescentes para se iniciarem nesse esporte que oferece uma gama muito diversificada do esporte aventura.

Aplausos revela que este o esporte é praticado em contato direto com a natureza. “Nas competições de mountain bike temos quilômetros de muita adrenalina, onde os competidores passam por muitas subidas e descidas, cruzando trilhas em matas, riachos, lama, pedras, entre outros obstáculos naturais”, revela Aplausos. “A geografia do Município de Botucatu facilita a prática de esportes radicais como o mountain bike e existe um projeto da Secretaria de Turismo para fazer de Botucatu a Terra de Aventura”, emenda.

Segundo o ciclista, que ficou um ano afastado do esporte para cuidar de uma doença, os competidores de mountain bike são divididos em faixas etárias para que haja mais competividade, com categorias que vão da categoria infantil (acima dos 10 anos) até a veterana (acima dos 60 anos).

“O mountain bike oferece oportunidade para pessoas de diferentes faixas etárias e estamos desenvolvendo um trabalho direcionado ? s crianças com o objetivo de formar atletas para o futuro. Temos um local apropriado para ministrar os treinamentos, que fica na região do Bairro do Lavapés, local de fácil acesso”, frisa Aplausos, lembrando que o telefone para contato é (14) 9756-2873.

Ele diz que nem todos os praticantes de mountain bike são competidores. “Temos pessoas que fazem desse esporte um lazer para a família em contato com a natureza. Neste caso as pessoas vão para as trilhas apenas passear. Mesmo estas pessoas precisam de algumas orientações de como se deslocar pela mata e usar, adequadamente, os equipamentos de segurança nas trilhas. E nós estamos aqui para dar as orientações que forem necessárias”, colocou o ciclista multi-campeão. “Nosso objetivo é difundir o mountain bike por toda a região”, complementou.

Fotos: David Devidé