BTC irá sediar o 1º Torneio Aberto de Muay Thai

No próximo dia 10 de dezembro Botucatu irá sediar o 1º Torneio Aberto Bear Team de Muay Thai, com a presença já confirmada de atletas que irão representar cidades como Marília, Barra Bonita e Bauru. O evento está marcado para acontecer na quadra do Botucatu Tênis Clube (BTC) na Avenida Dom Lúcio, região central, a partir das 12 horas.

De acordo com Douglas Iglesias, um dos promotores do evento, o muay thai, ou boxe tailandês é considerado mais como um esporte do que como uma arte marcial. “A versão esportiva varia ligeiramente do original e consiste em chutes e socos entre competidores que usam luvas de boxe, em um ringue similar ao usado no boxe”, conta o atleta, lembrando que o esporte passou por uma explosão de popularidade em todo o mundo e muitos devotos chegam a viajar para a Tailândia para lições intensivas.

Observa Iglesias que o muay thai é apelidado de “a ciência dos oito membros”, já que ensina a seus praticantes a usar as duas mãos, os dois pés, as duas pernas e os dois cotovelos para uma chuva de golpes sobre os oponentes. “O muay thai envolve um treinamento intensivo para enrijecer as pernas, cotovelos, punhos, joelhos e até a cabeça”, diz.

Outro dado citado por Iglesias é que muitas técnicas de muay thai usam todo o movimento do corpo, em que o praticante gira os quadris em cada chute, soco ou bloqueio. “Essa rotação dos quadris e a concentração intensiva no centro muscular do corpo é o que diferencia o muay thai de outras artes marciais”, explica.

O atleta complementa enfocando que as lutas de muay thai acontecem em um ringue de boxe, onde os participantes usam proteção para as mãos, luvas de boxe, protetores para a boca e a virilha. “Antes do início da luta, os dois competidores executam uma prolongada cerimônia ritual por motivos religiosos, assim como exercícios de aquecimento. O objetivo do lutador é acabar a luta através de um nocaute”.

Foto: Divulgação