Brasil vence Croácia na abertura da Copa do Mundo

Foto: Divulgação

Com muita dificuldade e no sufoco a Seleção Brasileira fez sua estréia na Copa do Mundo com uma vitória por 3 a 1 contra a Croácia. Mesmo que de forma controversa o Brasil saiu atrás com um gol contra do lateral Marcelo aos 10 minutos, mas reagiu veio a empatar com um gol de Neymar chutando de fora da área de pé esquerdo, surpreendendo o goleiro adversário, aos 28 minutos.

No segundo tempo o Brasil virou aos 25 minutos com um pênalti polêmico e inexistente em Fred quando este simulou ter sido segurado na grande área ludibriando o árbitro. Neymar bateu e converteu. O terceiro gol brasileiro foi anotado, aos 45 minutos, por Oscar que arrancou da intermediária e chutou no canto direito do goleiro croata.

Mesmo não jogando um futebol vistoso, a Seleção Brasileira foi amplamente aplaudida quando entrou na Arena Corinthians, ou “Itaquerão” como o estádio ficou conhecido pela população. Já a presidente Dilma Rousseff  foi constrangida com vaias ao ter sua presença anunciada nos alto-falantes do estádio e não chegou a discursar na abertura do evento.

Agora, o Brasil está com três pontos e lidera o grupo A. O próximo jogo da Seleção Brasileira será na próxima terça-feira (17), contra o México, às 16 horas, no estádio Castelão, em Fortaleza, no Ceará, que teve todos os ingressos vendidos.

 

O jogo

Os primeiros 20 minutos de Copa do Mundo foram da Croácia. Duas chances criadas, um gol, e o Brasil sem conseguir criar uma chance sequer. Daniel Alves e Marcelo, principalmente após o gol contra que marcou, estavam nervosos. Olic, Modric e Rakitic aproveitaram. E a Croácia deu a impressão de que uma zebra na abertura poderia ocorrer.

O Brasil mudou o panorama do jogo, principalmente, pelos pés de Oscar, com bons passes, e Neymar, em jogadas individuais – foram elas que deram ao Brasil o empate, no primeiro tempo, em lindo chute rasteiro do atacante, de canhota, de fora da área. E no segundo tempo, quando ele cobrou o pênalti da virada. A Croácia ainda tentou pressionar, mas sem resultado. Nos acréscimos, quando o jogo já parecia definido, Oscar, com chute de bico, selou a vitória.

Ficha técnica

Brasil 3 X 1 Croácia

Local: Itaquerão, em São Paulo
Árbitro: Yushi Nishimura (Japão)
Assistentes: Toru Sagara e Toshiyuki Nagi (ambos do Japão)
Cartões amarelos: Neymar (Brasil); Corluka e Lovren (Croácia)
Gols: Marcelo (contra aos 10 minutos do 1º tempo); Neymar (aos 28 minutos do 1º tempo); Neymar (25 minutos do 2° temo); e Oscar (aos 45 minutos do 2° tempo)
Público: 62.103 pessoas

Brasil: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Hernanes) e Oscar; Neymar (Ramires), Hulk (Bernard) e Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Croácia: Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Vrsaljko; Perisic, Kovavic (Brozovic), Rakitic e Modric; Olic e Jelavic (Rebic). Técnico: Niko Kovac