Brasil e Holanda jogam pelo terceiro lugar

Na tarde deste sábado, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, a partir das 17 horas Brasil x Holanda, fazem o jogo que decidirá o terceiro lugar na Copa do Mundo de 2014. Em 11 confrontos realizados entre as equipe o equilíbrio prevaleceu. Foram três vitórias para cada seleção, com cinco empates. Cada time marcou 15 gols.

Em jogos de Copa do Mundo, foram três jogos válidos pelas semifinais. Em 3 de junho de 1974, em Dortmund, a Holanda venceu por 2 a 0 e se classificou para a final da Copa do Mundo que teve a Alemanha como campeã. Em 9 de julho de 1994, nas quartas de final, pela Copa do Mundo dos Estados Unidos: em jogo disputado em Dallas, o Brasil venceu por 3 a 2 e se classificou para a semifinal contra a Suécia.

No dia 7 de julho de 1998, a terceira semifinal, em Marselha, na França. Houve empate em 1 a 1 no tempo normal e o Brasil venceu nos pênaltis por 4 a 2. O último jogo em Copa do Mundo foi válido pelas quartas de final na África do Sul: a Holanda venceu por 2 a 1 e eliminou o Brasil. 

O jogo apresenta ainda uma rivalidade particular entre os técnicos: no mundial de clubes de 1995, em Tóquio, Louis van Gaal do Ajax de Amsterdam ganhou do Grêmio de Luiz Felipe Scolari, nos pênaltis, e na Copa de 2014 os dois já andaram trocando acusações.

Para o Brasil é a chance de construir uma grande vitória para, pelo menos, minimizar a humilhante derrota de 7 a 1 sofrida contra a Alemanha, na fase semifinal. Se por um lado a Holanda  – que na semifinal empatou com a Argentina em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, mas perderam por 4 a 2 nas cobranças de pênalti,  acena para manter o mesmo padrão tático, na Seleção Brasileira pode acontecer várias mudanças na escalação.