Botucatuenses sagram-se campeões paulistas de kung Fu

Sempre presente no pódio. Dessa forma foi o resultado da Academia Shaolin Botucatu em sua primeira participação no Campeonato Paulista de Kung Fu, realizado em Barueri. Mais de 400 atletas de todo o Estado disputaram as diversas modalidades que compõem o estilo wu shu, o mais popular desse esporte.

Mesmo com uma pequena delegação representada no campeonato, a Shaolin Botucatu conquistou a medalha de ouro na categoria mirim armas longas com o atleta Gabriel Mendes; além do título de Ronaldo Fogueral, no estilo Xing yin Quan, que consiste na correta movimentação do corpo e o uso harmonioso de pontos do corpo para o combate sem armas.

Outros importantes resultados da agremiação foi o terceiro lugar na categoria mãos do norte adulto com Fabrício Osaku e a luta combinada de armas com os atletas Matheus Moura e Ronaldo Fogueral.

Com os resultados obtidos, três atletas da agremiação (Fogueral, Osaku e Moura) garantiram a classificação para o Brasileiro de Kung Fu, que acontece em Fortaleza, dias 5 e 6 de setembro. Os resultados surpreenderam a equipe, que fez sua primeira participação no Paulista. “Esse é um dos mais antigos e difíceis campeonatos de kung fu do país por reunir atletas de nível de seleção brasileira”, frisou Fabrício Osaku, que também é um dos técnicos da academia.

A maior luta, agora, é quanto a patrocínio para a participação no torneio nacional, que tem a promoção da Confederação Brasileira de Kung Fu Wu Shu. “Essa é uma das principais dificuldades que teremos pela frente nos próximos meses. Além da preparação constante nos treinos, buscamos apoio para representarmos Botucatu no maior campeonato desse esporte no país”, frisa Fogueral.

Para a disputa no Paulista, os atletas botucatuenses contaram com o apoio da Escola Colinho da Mamãe e da D&A Decorações. Há quatro anos em Botucatu, a academia conta atualmente com 60 atletas. São diversos os estilos que integram essa arte marcial chinesa criada há mais de dois mil anos. No local, os alunos podem ainda aprender mais sobre o Sanda (ou boxe chinês), Tai Chi Chuan e também o ensino do kung fu para crianças (a partir dos seis anos).

A agremiação está localizada na Rua Manoel Rodrigues Antunes, nº 104, na Vila dos Lavradores. Contatos podem ser feitos pelo telefone (14) 3354-4001 ou pelo email shaolinbotucatu@yahoo.com.br. Informações sobre treinos, torneios e novidades da academia, acesse também o blog oficial: www.shaolinbotucatu.blogspot.com ou o perfil da academia no Facebook: facebook.com/shaolin.botucatu