Botucatuense promove aulas de capoeira para criança

A Associação Atlética Botucatuense (AAB) abriu inscrições para a modalidade de capoeira destinada exclusivamente para crianças. As aulas são ministradas pelo Contramestre Pinóquio às terças-feiras, a partir das 9h30, na sala de dança do clube. A novidade está aberta para sócios com idade a partir de 10 anos. Os interessados podem obter mais informações na Secretaria de Esportes do clube ou pelo telefone (14) 3882-1866.

A criança que pratica capoeira aprende não apenas a jogar como também a cantar (o que tem sido transmitido oralmente há séculos, cantos africanos especialmente criados para esse tipo de atividade) e a tocar (entre os instrumentos mais tradicionais, destaque para o berimbau, o pandeiro e o caxixi, um chocalho feito de sementes). O jogo de Capoeira também aprimora o controle emocional, estimulando a observação e a defesa, quando necessária, ao contrário de incentivar a agressividade e a violência.

Segundo o professor Pinóquio a capoeira tem muitas vantagens. Cita que difunde o valor da defesa e não do ataque, ajuda na formação moral, desenvolve e amplia a cognição, desperta a curiosidade infantil, promove o desenvolvimento físico, estimula o controle emocional e combate as inibições.