Botucatu sedia Campeonato Mundial de Ciclismo

Para os amantes do ciclismo de estrada, a região de Botucatu e Pardinho receberá pela primeira vez uma etapa do Campeonato Mundial de Ciclismo Amador, válida pelo ranking mundial UCI (União Ciclística Internacional) que define os melhores ciclistas amadores do mundo. Evento acontece entre os dias 19 a 22 (quinta-feira a domingo).

Com padrão internacional, a prova de ciclismo UWCT (UCI World Cycling Tour) será disputada no dia 19 de junho, com toda estrutura e segurança, tendo chegada no novo Shopping Botucatu. A competição clássica de ciclismo percorrerá estradas asfaltadas que circundam a bela região da cuesta, conhecida pelo relevo desafiador e cenário único em meio à natureza.

Outro desafio inédito será a corrida de montanha ou “Trail Run Brasil Ride”. No dia 22 de junho, os corredores percorrerão duas distâncias: na categoria Pró eles vão percorrer 12 km; e na categoria Sport  serão 5 km. A modalidade, que vem conquistando mais adeptos no Brasil, será uma bela aventura para aqueles corredores que curtem explorar as trilhas mais inóspitas, proporcionando o contato direto com a fauna e flora de Botucatu.

Por fim, o desafio principal – Brasil Ride Warm Up – que acontece no sábado dia 21 de junho. O evento de “aquecimento”, criado em 2013, busca preparar também os ciclistas que almejam participar da Ultramaratona de Mountain Bike Brasil Ride, na Chapada Diamantina/BA, que fecha a temporada.

Brasil Ride Warm UP é uma prova de maratona de mountain bike (XCM) destinada aos atletas amadores e profissionais, cativando também ciclistas e triatletas, para uma experiência no Mountain Bike. A Brasil Ride Warm UP terá dois percursos, um trajeto de longa distância com 116km de percurso, assim como uma etapa concebida para os amadores, com quilometragem reduzida (76km).

Ambas categorias percorrem as lindas trilhas da Cuesta, onde a adrenalina, técnica e velocidade serão constantes do percurso. “Tenho a certeza que todos vão aprovar minha pista de treino, quatro fortes escaladas, descidas com singletracks e um visual espetacular”,  comentou Mário Roma, fundador da Brasil Ride.

Para fechar o fim de semana prolongado,  será realizado um passeio ciclístico de cunho social, partindo da arena Brasil Ride montada em frente à Prefeitura de Botucatu, passando pela Base da Nuvem. Esta será a oportunidade perfeita para integrar os moradores da região com os melhores ciclistas do Brasil e do Mundo. Para participar do passeio que acontecerá no dia 22 de junho, basta fazer sua inscrição com 2 litros de litros de leite. 

Além disso, haverá diversas atividades paralelas, como palestra sobre as novidades da Brasil Ride 2014; dicas técnicas dos especialistas da Shimano; dicas de corrida a pé com o campeão mundial de aventura Rafael Campos; assim como dicas de ciclismo com Adriana Nascimento – dez vezes Campeã Brasileira de MTB; passeio de balão e parapente, e tudo isso acompanhado com as melhores lojas e marcas de esportes Outdoor do Brasil.