Botucatu recebe Tocha olímpica dia 17 de julho

A tocha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 passará por Botucatu dia 17 de julho. A confirmação veio nesta terça-feira (19), quando o Comitê Organizador do evento divulgou parte do revezamento dentro do Estado de São Paulo, eixo final do trajeto da tocha antes de chegar no Rio para a cerimônia de abertura da Olimpíada, marcada para 5 de agosto, no Estádio do Maracanã.

No dia 17 de julho a tocha sairá de Sorocaba e passará por Tatuí, antes de chegar em Botucatu, por volta das 13h40. Ela permanecerá na Cidade por cerca de 50 minutos e deverá ser conduzida por pouco mais de dez pessoas em um trajeto de aproximadamente 3km, que ainda está sendo muito bem estudado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo. Depois de Botucatu, a tocha seguirá no mesmo dia para Lençóis Paulista e Bauru.

“Definitivamente será um momento único na história de Botucatu, que será uma das 300 das mais de 5 mil cidades brasileiras a ter esse privilégio. Desde já deixo o convite à população de Botucatu e cidades da região para que, no dia 17 de julho, todos estejam nas calçadas, prestigiando esse momento único do esporte mundial”, comenta o secretário municipal de Esportes Lazer e Turismo, Antonio Carlos Pereira.

Seguindo a tradição, a tocha será acesa em Olímpia, na Grécia, no dia 21 de abril. No Brasil ela deverá ser conduzida por 12 mil pessoas em mais de 300 cidades brasileiras espalhadas pelas cinco regiões do país. Vale lembrar que o processo de seleção dos condutores da tocha já foi encerrado e ocorreu através dos sites dos patrocinadores oficiais dos Jogos Rio 2016. Os nomes das pessoas que conduzirão a tocha serão divulgados no mês de fevereiro no site da Rio 2016 [www.rio2016.com/revezamento-da-tocha].

 

Sobre a Tocha Olímpica

A Chama Olímpica é um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos e representa a paz, a união e a amizade. A chama é conduzida através das tochas, em um grande revezamento que leva a mensagem Olímpica para além da cidade-sede e que termina com o acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos.

Como um dos principais atributos de inovação da Tocha Olímpica Rio 2016, os segmentos se abrem, revelando elementos de brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante, com o solo, o mar, as montanhas, o céu e o sol representados nas cores da bandeira do Brasil.

 

Cronograma do revezamento

16 de julho

Itararé

Itapeva

Capão Bonito

Itapetininga

 

17 de julho

Sorocaba

Tatuí

Botucatu

Lençóis Paulista

Bauru

 

18 de julho

Jaú

Araraquara

São Carlos

Ribeirão Preto

 

19 de julho

Sertãozinho

Jaboticabal

Barretos

Franca

 

20 de julho

Rio Claro

Limeira

Americana

Campinas

 

21 de julho

Indaiatuba

Itu

Jundiaí

Osasco

 

22 de julho

Praia Grande

São Vicente

Guarujá

Santos

 

23 de julho

Guarulhos

São Caetano

Santo André

São Bernardo

 

24 de julho

São Paulo

 

25 de julho

Dia livre

 

26 de julho

Suzano

Mogi das Cruzes

Jacareí

São José dos Campos

 

27 de julho

Taubaté

São Luiz do Paraitinga

Ubatuba