Botucatu recebe as “feras” do MTB “Brasil Ride”

Fotos: David Devidé

Na manhã chuvosa e fria deste domingo (2) Botucatu recebeu pela primeira vez a ultramaratona de mountain bike “Brasil Ride Warm Up”, com presença de ciclistas renomados de diversos estados brasileiros. O evento trouxe fortes emoções com muito pedal, contato com a natureza, música e confraternização entre familiares e amigos. A prova, patrocinada pela Prefeitura de Botucatu, nasceu com o intuito de reunir famílias, atletas amadores e profissionais de MTB, cativando ciclistas e triatletas para uma experiência única.

A Brasil Ride Warm-UP teve dois percursos. O de longa distância trouxe o gostinho do desafio de uma ultramaratona na categoria “Pro”, que percorreu 100 quilômetros e subiu mais de 2 mil metros pela região da Cuesta. Em conjunto, a categoria “Sport” com 54 quilômetros pelo topo da Cuesta, onde a adrenalina e as altas velocidades foram a constante do percurso. A largada da competição foi no Largo da Catedral ? s 8 horas na categoria “Pro”. Já ? s 10 horas, embaixo da chuva, foi a vez dos atletas da categoria “Sport” largarem. Os primeiros colocados chegaram ? Catedral por volta das 12 horas.

Devido ? concentração, largada e chegada da competição a ser realizada no Largo da Catedral, a pista do Centro Histórico da Cidade no sentido Centro – Bairro foi interditada para evitar acidentes. Já as ruas General Telles e Quintino Bocaiuva, vias que fazem parte do percurso da competição, foram, parcialmente, interditadas quando os ciclistas transitavam pelos locais.

{n}Grandes nomes {/n}

Grandes nomes do esporte nacional e internacional marcaram presença no evento, com destaque para o ciclista brasiliense Abraão Azevedo, campeão mundial master de MTB XCO, tricampeão da Brasil Ride e atual campeão da Cape Epic. Ele comandou um passeio na sexta-feira (31 de maio), a partir das 8h30, com concentração no Largo da Catedral de Botucatu, para falar e compartilhar suas experiências no esporte ao redor do mundo.

Outra atleta de destaque foi a campeã mundial de ciclismo de longa distância, a carioca Daniela Genovesi. Além deles, o multicampeão brasileiro Márcio Ravelli e Geraldo Piquet, filho do lendário piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet, também estiveram presentes.

No sábado (1º de junho), a partir das 15 horas, no Bar Celeiro (Rodovia Gastão Dal Farra, Km 4 – Bairro Demétria) foi realizada uma apresentação das novidades do Brasil Ride 2013, considerado o melhor evento ciclístico do Brasil e um dos melhores do mundo, que acontecerá entre os dias 19 a 26 de outubro na Chapada Diamantina.