Botucatu fica em terceiro nos Jogos Regionais de Lins

A cidade de Botucatu conseguiu um resultado altamente expressivo nos 54º Jogos Regionais realizados na cidade de Lins e que se encerraram neste final de semana. Na contagem geral Botucatu obteve 275 pontos e terminou os Jogos na terceira colocação. No ano passado a cidade ficou na 6ª colocação e por muito pouco não caiu para a segunda divisão.

Participaram dessa edição em Lins, 71 cidades representadas por, aproximadamente, 10 mil atletas disputando 25 modalidades esportivas. A campeã foi Piracicaba, somando 383 pontos na contagem geral. A cidade se preparou para os Jogos fazendo contratações de equipes profissionais de todo Brasil, em diferentes modalidades.

Na segunda colocação ficou São Carlos (281), seguida de Botucatu (275), Santa Bárbara do Oeste (220), Bauru (215), Jaú (214), Lins (144) e São Manuel (122). Já Itatinga obteve a 18ª colocação com 35 pontos; Pratânia 21º com 30; Bofete 32º com 14 e Areiópolis 49º com 2.

Os jogos foram realizados entre os dias 7 e 17 de julho e Botucatu participou da competição com mais de 450 atletas em todas as 25 modalidades que este ano contou com uma novidade: a participação de três competidores na modalidade de atletismo na categoria deficiente visual.

Desde que a delegação viajou para Lins, o secretário de Esportes de Botucatu, Antônio Carlos Pereira, se mostrava otimista por entender que a cidade estaria muito bem representada e com chances de obter um resultado melhor do que no ano passado quando terminou na 6ª colocação na contagem geral dos pontos.

{bimg:7271:alt=interna1:bimg}

“Nossa delegação foi uma das maiores dos Jogos Regionais e levamos 450 atletas defendendo a cidade e em diversas modalidades disputamos medalhas. Nossa equipe esteve completa e participando de todas as modalidades em disputa, inclusive com três atletas com deficiência visual”, revela Pereira.

Ele lembrou que a delegação botucatuense viajou com a expectativa de ficar entre as cinco primeiras cidades na contagem geral dos pontos. “Nossa projeção era a cidade fazer 250 pontos que poderiam nos dar o quarto lugar. Fizemos muito mais e isso se deveu a dedicação e ao esforço dos nossos atletas”, comemorou o secretário de Esportes.

{bimg:7272:alt=interna2:bimg}

O prefeito João Cury Neto também não escondeu sua satisfação com a classificação de Botucatu nos Jogos. “Eu tinha uma boa expectativa. Tínhamos parâmetros e metas a serem alcançadas como obter uma classificação melhor que a do ano passado e conseguimos obter um resultado que ficou acima das nossas expectativas. O mais importante é que nós temos um conceito estabelecido. Sempre tivemos o pensamento de não querer ser os primeiros nos Jogos Regionais ou Abertos (do Interior) disputando com atletas que não são da cidade”, frisou João Cury.

O chefe do Executivo adianta que não tem nada contra uma equipe contar com um ou dois atletas de fora, mas não uma equipe inteira, como aconteceu no passado com uma equipe de atletismo que disputou por Botucatu e os atletas não sabiam nem onde era a pista de atletismo. Segundo ele a equipe veio, competiu, pegou dinheiro e foi embora.

“Não é esse o nosso princípio. Nosso propósito é trabalhar com atletas nossos, que mostraram competência e o orgulho de defender o nome da cidade, como ficou comprovado nesses jogos. Fomos para Lins com uma delegação ciente de que poderia trazer vitórias e ganhar experiência. Então, só posso parabenizar a todos os atletas, indistintamente, assim como toda a comissão técnica e professores, que tão bem representaram a cidade”, elogiou Cury. “O mais importante é que esses atletas continuarão treinando em Botucatu, porque são de Botucatu”, complementou o prefeito.

Fotos: Divulgação