Botucatu domina pódio do Haka Race

Botucatu domina pódio do Haka Race - foto divulgação (Custom)As equipes botucatuenses foram as grandes vencedoras da terceira etapa do circuito Haka Race, realizada em Botucatu no último dia 20 de agosto. Rui Seabra e Oscar Pessin (equipe Saci) foram absolutos na categoria Sport dupla Masculina, com mais de uma hora de vantagem em relação aos segundos colocados; Fabiano Ebúrneo e Clarita Balestrin (Vidativa) venceram na Sport Dupla Mista; José Buratini foi o segundo colocado na Solo e Maurício Morcelli, da equipe Saci Aksa, ficou em segundo na Pró Quartetos Mistos.

“Os atletas da Cidade souberam lidar com o fato de competir em casa e tiveram uma performance arrebatadora”, avalia Leonardo Barbosa, organizador do circuito. “Os botucatuenses estão entre os mais competitivos do Haka Race”, completa.

Uma das provas mais desafiadoras e exigentes dos últimos anos. Foi assim que muitos atletas definiram a prova. A previsão de tempestade, que poderia inviabilizar a montagem da estrutura do evento no local anteriormente escolhido (a Base da Nuvem) obrigou a organização a mudar o ponto de largada para o Ginásio Municipal, o que fez com que as distâncias fossem aumentadas em 5 quilômetros – na Pró foram de 50 quilômetros para 55 e na Sport, de 35 quilômetros para 40.

Como não bastasse esse acréscimo, a organização (que contou com o apoio da agência Ecocuesta) montou um percurso bastante difícil, obrigando os atletas a subirem e descerem as montanhas da Cuesta botucatuense várias vezes. Algumas em trechos de “vara-mato” (sem trilha delimitada), em meio a matagais fechados. Na categoria Sport, o desnível acumulado foi de cerca de 1.500 metros e, na Pró, de 1.900 metros. Outro fator de desafio foi a chuva, que tornou as subidas e descidas escorregadias e, portanto, mais difíceis de serem vencidos.

Ao todo, a prova contou com cerca de 600 atletas, distribuídos entre as categorias Pró (55km), Sport (40 km), Mini Race (16 km) e Circuito Terra da Aventura (voltado para atletas de Botucatu e organizado através da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo).

“Foi uma etapa difícil, que pôs à prova a resistência dos competidores. Mas, felizmente, todos mostraram garra e quase não tivemos desistências”, avalia Barbosa.

 

Confira os resultados em:

http://www.hakarace.com/web/hakarace/?page=mostrainfo2&nid=829&m=1&id=17