Botucatu assume vaga na equipe estadual de paradesporto

Atletas da equipe paradesportiva do Cieeja (Centro de Práticas Inclusivas), de Botucatu, participaram nesta semana, das últimas provas do Circuito Paradesportivo da Federação na cidade de Itaí conquistando 14 medalhas, provando que as limitações podem ser transformadas em potencial.

“O projeto de paradesporto do Cieeja, órgão vinculado a Secretaria de Educação, nasceu do sonho e da ousadia de uma equipe que acredita que ser diferente não é ser desigual. As atividades paradesportivas do Cieeja tiveram início em 2011 e após um ano de trabalho, puderam provar que é possível transformar limitação em potencial”, afirma o coordenador da equipe professor Fábio Martinson.

A equipe atual conta com 36 atletas, nas mais variadas modalidades esportivas. Justamente pelo seu caráter inclusivo o projeto atende alunos com deficiência, oriundos das escolas especiais e da rede regular de ensino. “A Escola Nair Peres tem sido uma parceira importante neste projeto”, afirma a coordenadora do Cieeja Patrícia Kruppa Villani Ghellardi.

“A conquista de medalhas não é o principal objetivo deste trabalho, porém traduz o esforço pessoal de cada atleta na superação de seus limites”, afirma, por sua vez, Mírian Camargo, chefe da Educação especial do Município, lembrando que na última competição oficial os atletas se destacaram em todas as provas de atletismo, como: corrida, arremesso de peso, arremesso de pelota e até uma medalha inédita no revezamento 4 x 100 feminino.

Segundo a aluna Janaína Cassol, medalhista do arremesso de peso a sociedade precisa olhar para o que as pessoas com deficiência tem de bom. “Ser atleta do paradesporto representa muito, diante de todo preconceito social que já viveu”, afirma.

A conquista destas 14 medalhas fez com que Botucatu assumisse, oficialmente, lugar de destaque no cenário regional de paradesporto. E, para completar a façanha, a equipe foi além, superando limites, antes intransponíveis, com a garantia de uma vaga na Equipe Estadual Paulista de Paradesporto.