Atletas vice-campeões dos JORI foram homenageados

Na manhã desta segunda-feira (7) os atletas que estiveram representando Botucatu e foram vice-campeões na 16ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) 2012, realizado entre os dias 18 a 22 de abril na cidade de Lençóis Paulista, foram homenageados. Competição contou com a presença de 1.900 atletas de 45 municípios das regiões de Botucatu, Bauru e Araraquara.

A solenidade aconteceu no Estádio Municipal João Roberto Pilan – Inca, com a presença de várias autoridades municipais, entre elas o prefeito João Cury Neto, que não economizou adjetivos aos atletas, que receberam seus certificados. Lembrou que Botucatu traz em seu histórico excelentes conquistas nos JORI. Em 2010, a Cidade foi vice-campeã da competição e nos anos de 2009 e 2008 conquistou o título de campeã na classificação geral.

“Estamos todos orgulhosos da participação de Botucatu, que nos últimos anos sempre se manteve nas primeiras colocações. O objetivo desse evento é proporcionar ao idoso a convivência social, a participação comunitária, cultural, esportiva e de lazer”, frisou Cury, que entregou certificados a toda delegação.

Com 105 pontos, a delegação botucatuense formada por 85 atletas conquistou o vice-campeonato na classificação geral. Pirassununga garantiu o primeiro lugar da competição com 123 pontos, levando para Lençóis Paulista a maior delegação, com 130 atletas.

A equipe botucatuense foi campeã geral nas modalidades de atletismo (feminino), natação (feminino), damas (feminino), dança de salão, tênis de campo (feminino), tênis de mesa (feminino) e voleibol (feminino). Nas modalidades buraco (feminino e masculino), coreografia e natação (masculino) a delegação botucatuense garantiu o segundo lugar geral e terceira colocação no xadrez (masculino e feminino).

De acordo com Mariuza de Carvalho, chefe da delegação botucatuense, todos os atletas se empenharam para obter estes grandes resultados. “Fomos muito bem atendidos em Lençóis Paulista com grande receptividade, organização, alojamento ótimo e boa alimentação. Só tenho a agradecer aos atletas de Botucatu que mais uma vez fizeram bonito e colocaram nossa cidade em evidencia no esporte”, ressalta.

Secretário de Esportes e Lazer, Marcelo Ventrella Marcolin, ressaltou que o importante por parte do Poder Público é dar a atenção necessária para os atletas da chamada Melhor Idade. “Por meio da atividade física eles se sentem valorizados e não ficam em casa parados”, frisou. “Praticando esporte trazem orgulho para Botucatu, proporcionando a eles melhor qualidade de vida”, complementou o secretário.

{n}Etapa estadual {/n}

Nos anos anteriores, os três primeiros colocados de cada modalidade se classificavam para a etapa estadual da competição. Neste ano apenas os dois primeiros colocados se classificam. Isso acontece devido ao fato da competição ter sido dividida por regiões. Com isso o número de cidades participantes diminuiu e neste caso Botucatu passou a pertencer ? região de Bauru.

Com o resultado, Botucatu irá disputar os Jogos Estaduais do Idoso (JEI) em junho, na cidade de Oswaldo Cruz, nas seguintes modalidades: atletismo (feminino), buraco (feminino e masculino), coreografia, damas (feminino), dança de salão, natação (feminino e masculino), tênis de campo (feminino), tênis de mesa (feminino) e voleibol (feminino).

Fotos: Valéria Cuter