Atletas de Botucatu se preparam para disputar a São Silvestre

Os corredores que fazem partes das equipes Marcha Lenta e Corredores da Cuesta estão em treinamento específico visando a participação da 88ª edição da Corrida de São Silvestre, uma das mais importantes e tradicionais provas de rua da América Latina, que acontece na manhã do próximo dia 31 de dezembro (segunda-feira), em São Paulo. São 24 corredores botucatuenses que estão se preparando para esta prova que recebe atletas de todo mundo.

As equipes fizeram o percurso de 10 e 15 quilômetros simulando uma São Silvestre, passando pela Vila dos Lavradores, Vila Antártica, Vila Pinheiro, Jardim Flamboyant, Jardim Paraíso, Altos do Paraíso e Fazenda Lageado, com pontos de hidratação em locais estratégicos ao longo do percurso, em razão do forte calor.

“É a maneira que encontramos de nos preparar para a prova e nos aproximar do trajeto da São Silvestre, passando por diferentes ruas, enfrentando subidas e descidas. O resultado está sendo positivo, pois muitos atletas completaram o percurso, que não é nada fácil”, disse Tânia Nóbrega, que este ano fará sua estréia na São Silvestre.

Vale lembrar que a equipe Marcha Lenta realiza seus treinamentos ? s terças e sextas-feiras a partir das 19 horas com saída em frente a Praça Alexandre Fleming em frente ao Hospital Regional Sorocabana. Para o encerramento das atividades em 2012, a equipe está programando um treino de confraternização para o dia 23 de dezembro (domingo) ? s 8h30. Durante o treino haverá sorteio de alguns brindes para pessoas participantes.

{n}Sobre a São Silvestre 2012{/n}

A 89ª edição da Corrida de São Silvestre, que irá percorrer ruas do Centro de São Paulo no dia 31 de dezembro, será disputada no período da manhã com alterações no trajeto em relação aos anos anteriores.

As alterações foram aprovadas durante uma reunião realizada entre a Fundação Cásper Líbero, organizadora da prova com a Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Rede Globo, Prefeitura Municipal, Governo do Estado, direção do Metrô, SPTrans e da SPTuris.

De acordo com a organização, as mudanças têm como objetivo facilitar a dispersão dos atletas após a prova, uma vez que muitos utilizam o transporte público. Anteriormente, a corrida concorria com a chegada do público para o Show da Virada, que também acontece na Avenida Paulista.

Na edição de 2011, a organização mudou o percurso da prova, transferindo a chegada para o Parque do Ibirapuera. A alteração não surtiu efeito por conta da falta de estações de Metrô na região. Este ano, a largada do pelotão de elite feminino acontecerá ? s 8h40. O pelotão de elite masculino e o pelotão geral irão largar ? s 9 horas. A largada dos atletas portadores de necessidades especiais será feita ? s 7h10.

A melhor classificação de Botucatu na Corrida de São Silvestre se deu em 2007 quando o fundista Marildo José Barduco chegou na 5ª colocação, com o tempo de 47min35seg, assegurando seu lugar pódio. Foi o segundo brasileiro melhor colocado na prova já que Anoé dos Santos Dias cruzou a linha de chegada na 3ª posição. Naquele ano o campeão da prova foi o queniano Robert Cheruyiot.