Atletas da AAB se destacam em Campeonato de Supino

Participando da 17ª Copa Catanduva de levantamento de peso e supino em Catanduva a atleta da Associação Atlética Botucatuense (AAB) Ana Gatin foi campeã na categoria levantamento terra e supino. Outro desempenho muito comemorado de Erik Tomaz que bateu ser recorde levantando 80 kg no supino, ficando em terceiro.

No supino o levantador, deitado num banco, retira a barra dum suporte — com ou sem ajuda de um auxiliar central — desce-a até bem próximo aos músculos do peitoral; em seguida, reergue-a até a extensão dos cotovelos e retorna-a para o suporte.

Já no levantamento terra, uma barra com pesos é colocada no chão. O atleta abaixa-se, agarra a barra, e eleva-a até que as pernas e costas estejam retas e na posição vertical, e o peito levantado.  A barra é então devolvida ao chão de uma forma controlada.

Os  competidores podem fazer três tentativas em cada prova para levantar a maior carga possível e o que tiver maior somatório no total é o vencedor; também há campeonato apenas para o supino. Em caso de empate, a vitória cabe ao atleta mais leve. Se mesmo assim o empate persistir, ganha aquele que tiver realizado o levantamento primeiro.  Os atletas competem divididos por sexo, categorias de peso e idade.