Atleta do Futuro oferece 400 vagas em oito modalidades

Fotos: Divulgação

Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que queiram participar do Programa Atleta do Futuro (PAF) devem comparecer na sede do Sesi de Botucatu acompanhados dos pais ou responsáveis. Segundo o coordenador de Esportes e Lazer do Sesi, José Artemio Montanha, no ato da inscrição devem ser apresentados os documentos originais como CPF, RG, comprovante de residência e carteira profissional de todos que residem na casa do atleta. “No mesmo dia médicos da Prefeitura irão realizar os exames médicos e dermatológicos dos interessados”, explica.

Montanha ainda ressalta que os participantes do programa além das aulas gratuitas receberão também uniformes, carteirinha do Sesi e irão participar de campeonatos. Serão oferecidas 400 vagas gratuitas divididas em oito modalidades esportivas: atletismo, basquetebol, futsal, ginástica artística, handebol, judô, natação e voleibol.

O PAF é dividido em quatro fases: iniciação motora, com atividades lúdicas para crianças de 6 a 8 anos; iniciação pré-desportiva, com prática de modalidades esportivas para crianças de 9 e 10 anos; iniciação esportiva com jogos e competições para jovens de 11 e 12 anos; e aperfeiçoamento esportivo, estratégias e competições mais avançadas, destinados ao público de 13 a 17 anos.

{n}Convênio{/n}

Em maio deste ano foi firmado o convênio entre a Prefeitura de Botucatu e o Sesi que permitiu a abertura de novas instalações para a prática esportiva e o aumento de crianças e jovens participantes no Programa Atleta do Futuro (PAF).

A iniciativa busca o desenvolvimento físico, pessoal e social de crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos. Ele já disponibilizava atividades de judô, voleibol e futsal para 400 meninos e meninas, e com a assinatura do convênio com Prefeitura de Botucatu, irá atingir mais 400 crianças.

Nesta parceria, a Prefeitura fornecerá os profissionais especializados na área da educação física e o espaço físico necessário para a prática do esporte, enquanto que o Sesi garantirá os materiais e equipamentos esportivos utilizados pelos atletas.

O prefeito João Cury Neto ressalta que parcerias como esta só fortalecem e multiplicam resultados positivos proporcionados pelo esporte. “Tenho certeza que vamos mudar as vidas dessas crianças e também ajudaremos suas famílias já que eles irão praticar atividades esportivas no contra turno escolar. Assim, os pais não precisam se preocupar com seus filhos na rua. O esporte forma um cidadão e este programa além de desenvolver a prática esportiva valoriza os profissionais da área”, declara.