Atleta deficiente conquista ouro inédito nos Regionais

Uma grande performance. Assim se pode destacar a participação de Botucatu no primeiro dia da 57ª edição dos Jogos Regionais, que neste ano acontece na cidade de São Carlos. Antes da abertura oficial, no entanto, os atletas de Botucatu já disputaram diversas partidas em várias modalidades, além de conquistar cinco medalhas no atletismo na categoria PCD (Pessoa com Deficiência).

O atleta/vereador Antônio Carlos Trigo garantiu a primeira medalha de ouro da Cidade nos 400 metros rasos. Fernando Lima conquistou a prata nos 100 metros, nos 200 metros e nos 400 metros e Guilherme Davatz ficou com o bronze nos 200 metros. “Estou muito feliz com esse resultado inédito para Botucatu”, colocou Trigo.

Essa colocação, prossegue o atleta, irá me permitir competir nos Jogos Abertos do Interior. “Isso mostra, mais uma vez, que mesmo com deficiência a pessoa não deve se fechar em casa, principalmente, hoje nesse mundo onde a tecnologia permite que o deficiente visual esteja “ligado” com tudo que acontece no mundo”, ensina Trigo que também correu os 100m livre e obteve a 5ª colocação e já retornou para Botucatu.

No ano passado Trigo também competiu nos atletismo nos 100m e 1.500m conquistando as medalhas de prata e bronze, respectivamente. Já pelo futebol de salão feminino, as meninas de Botucatu venceram Itatinga pelo placar de 3 a 1. No futebol masculino, Botucatu perdeu para Santa Bárbara D´Oeste por 2 a 1.

A delegação botucatuense, disputa 19 das 22 modalidades e conta ao todo com 420 integrantes entre atletas, técnicos, dirigentes e pessoal de apoio (dois fisioterapeutas, seis cozinheiros e dois guardas civis municipais). Toda a delegação é formada por atletas do próprio Município, oriundos de diversos projetos sociais da Prefeitura de Botucatu.

A edição dos Jogos Regionais deste ano contará com 46 cidades participantes. São esperadas mais de 10 mil pessoas em São Carlos, nos 15 dias de competição. Neste ano a novidade está na idade dos participantes. Nos anos anteriores, os atletas eram menores de 21 anos. Nesta edição todas as categorias não têm limite de idade, com exceção do futebol masculino, que é disputado por jogadores de até 20 anos.

Já o sistema de classificação para os Jogos Abertos será o mesmo. Os dois melhores colocados de cada modalidade garantem vaga para a competição, que deverá acontecer no mês de outubro. A competição se encerra no dia 28 de julho.

Em 2012, Botucatu somou 229 pontos e ficou em quinto lugar na classificação geral dos Jogos Regionais, realizados na cidade de Lins. Na oportunidade foram conquistadas 62 medalhas: oito de ouro, 21 de prata e 33 de bronze.