Associação Recreativa Foras de Forma celebra 19 anos

A Associação Recreativa Foras de Forma comemora 19 anos de atividades neste 1º de setembro. Para marcar a data, foi realizado um jantar dançante no Salão Social da Associação Atlética Botucatuense (AAB), com a participação de, aproximadamente,  250 pessoas, entre sócios e convidados. Todos puderam se divertir ao som da Banda Talismã, de Campinas, que abrilhantou a noite com uma ótima seleção musical.

Na ocasião, como parte da entidade tradição, foi prestada uma homenagem ao Sócio do Ano. Instituído em 2008, esse prêmio busca homenagear um sócio cuja participação contribuiu, ao longo do tempo, para que o clube continuasse a ser exemplo de união e companheirismo. E o escolhido foi João Roberto Vernini, o “João Badu”, querido por todos e um dos grandes goleiros da história dos Foras de Forma.

 

Histórico

A história do clube começou quase por acaso, no feriado municipal de 14 de abril de 1996, quando Antonio Panhozzi organizou um jogo com seus amigos e sobrinhos no campo do Atlético Clube Lageado, com direito a churrasco de confraternização com seus familiares no Terreiro de Café (Terreirão) da Fazenda Lageado, de propriedade da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp.  O sucesso do evento motivou os participantes para novos encontros.

Em 01 de setembro de 1996, com autorização para utilização do Campo Suíço do Lageado (no terreno onde hoje fica Ginásio Poliesportivo da FCA), começaram a acontecer os treinos daquele grupo que se tornaria o Foras de Forma de Botucatu. Naquele dia estiveram presentes para o primeiro treino: Adilson Caetano de Oliveira; Antonio Aparício Panhozzi; Antonio Sérgio de Melo; Carlos Roberto Rodrigues Filho; Eduardo Benedito Russo; Euzébio de Almeida Filho; Fernandes Gil Magno Bassetto; Fernando Rapello; Geraldo Donizete Riatto; Jorge Elias Carriel; José Brasílio Ferreira; José Roberto Vernini; Marco Antonio Nogueira Duarte; Milton de Araújo Junior; Nilton Luiz Viadanna; Osvaldo José Molina; Rui Carlos Maia Silva e Sandro (Cafu).

Com o passar dos dias outros vieram juntar-se a esse grupo de amigos, e a partir do mês de outubro de 1996, com 28 elementos, já denominados Foras de Forma de Botucatu, começou a arrecadação da primeira mensalidade, no valor de R$ 10,00. O dinheiro arrecadado serviu para aquisições de bolas, redes, uma caixa de cerveja e dois refrigerantes semanais.

Em março de 1998, o grupo já contava com 40 integrantes. Além da mensalidade regular, os participantes passaram a contribuir com mais R$ 20,00, que eram depositados em caderneta de poupança para viabilizar a aquisição de uma área própria para a construção de umcampo de futebol. Dos 40 integrantes, 29 contribuíram para essa arrecadação, que viria a se transformar em Cotas Patrimoniais.

Em 24 de julho de 1998, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Botucatu (C.D.L.), aconteceu a 1ª Assembleia para a Constituição e Fundação da Associação Recreativa Foras de Forma de Botucatu, que contou com a participação de Antonio Aparício Panhozzi; José Roberto Vernini; Osvaldo José Molina; Antonio Sérgio de Melo; Marco Antonio Nogueira Duarte; Euzébio de Almeida Filho; Carlos Roberto Rodrigues Filho; Antonio Cecílio Junior; Carlos Roberto Dorini; Paulo Henrique Silveira Leite; Dirceu Paes de Camargo; Valdilei José Frassetto; Márcio Luiz Ebúrneo; Calêb Casagrande; Jesus Fava; Valdimir Querubin; Wagner Querubin; Elias Querubin; Marcos Rogério Pimentel; Mauro de Oliveira Alves; Sérgio Swain Müller; Clauci da Cruz; Marcelo Ferraz de Lima; Wagner Costa Carreira; Aparecido Donizete Agostinho; Rinaldo Oliveira Ribeiro; Marcos José de Freitas Corvino e Marcel Ricardi Nordi.

Na primeira Assembleia foi aprovado por unanimidade o Estatuto Social e eleita a sua primeira  diretoria, que foi assim constituída:- Presidente – Antonio Aparício Panhozzi; Vice-Presidente – Antonio Cecílio Junior; Secretário – Carlos Roberto Rodrigues Filho; Tesoureiro – Clauci da Cruz; Diretor Esportivo – José Roberto Vernini; Diretor Social e de Eventos – Mauro de Oliveira Alves; Conselho Fiscal (Titulares) – João Roberto Vernini; José Matheus Yalenti Perosa e Antonio Sérgio de Melo; Conselho Fiscal (Suplentes) – Sérgio Swain Muller; Dirceu Paes de Camargo e Marcelo Ferraz de Lima.

Em julho de 1999,  a Associação Recreativa Foras de Forma de Botucatu adquiriu uma área de 15.000 m2 (Quinze mil metros quadrados). Havia muito trabalho por fazer: remoção dos tocos de eucaliptos, terraplanagem, plantio do gramado e de mudas de árvores e jardinagem

 Em 29 de abril de 2001, o sonho daquele grupo que se reunia aos domingos pela manhã para a prática do futebol, bate-papos e cervejinhas tornava-se realidade. Com uma grande festa, com a participação dos familiares, amigos e autoridades da cidade, foi inaugurado o Campo da Associação Recreativa Foras de Forma de Botucatu.  O primeirogol no campo oficial, foi marcado pelo Laudemir José Domingues Travensolli (Lau), e no campo infantil o primeirogol foi marcado pelo Willian Santos Souza.

Atualmente, o Foras de Forma conta com 60 associados, que juntamente com seus familiares e amigos desfrutam de um agradável convívio, em uma área totalmente cercada por alambrado, com campo oficial iluminado artificialmente, campo infantil, playground e salão de festas.

A atual diretoria é composta por: Carlos Roberto Rodrigues Filho; Presidente – José Roberto Vernini; Vice-Presidente e 1° Secretário – Marcos Antonio Eburneo; 2º Secretário – Márcio Luiz Eburneo – 1º Tesoureiro – Antonio Aparício Panhozzi; 2º Tesoureiro – Benedito Santa Rosa; Diretor Social e de Eventos – Dirceu Paes de Camargo; Diretor Esportivo – Dorival Pires de Arruda; Diretor de Obras – e José Roberto Fabris – Diretor Jurídico.